Famílias de Pinda reclamam da demora em obra na zona rural após fortes chuvas

Cobrança é intensificada com tromba d’água em dezembro, que prejudicou condições da estrada municipal

Recuperação de estrada na zona rural de Pindamonhangaba; tromba-d’água causou série de estragos (Foto: Divulgação PMP)

Bruna Silva
Pindamonhangaba

Os moradores da região do Rodeio, na zona rural de Pindamonhangaba, estão insatisfeitos por causa da demora na melhoria das condições da estrada municipal Emídio Alves de Assis. Segundo o grupo, a lentidão na manutenção tem prejudicado a mobilidade de quem mora na região.

A forte chuva que causou o deslizamento de um barranco, no último dia 13, foi um dos motivos para que o transtorno dos moradores. No dia seguinte, a Prefeitura mobilizou funcionários para que avaliassem as condições da estrada e iniciassem as ações de manutenção, mas segundo a população, as obras estão demorando para serem concluídas.

A auxiliar de produção Evelyn Alves de Souza, 28 anos, mora na região e relatou que as festas de fim de ano foram complicadas devido às condições da estrada. “A Prefeitura está com maquinário puxando a terra, aonde desbarrancou, mas é ‘daquele jeito, devagarzinho’ (sic). Aqui é assim: choveu a gente fica com medo de não conseguir, não sabe se vai dar para descer o morro de asfalto ou não. Tiraram o barro da estrada, mas se ficar chovendo muito, vai descer novo”, desabafou. Evelyn se queixou de que a estrada tem diversos pontos em que a lama causa contratempos.

“Ontem choveu e virou uma lamaceira. A gente fica com receio com que eles (Prefeitura) vão fazer enquanto ao barranco que está na estrada, porque tem muita lama para tirar. Eles estão trabalhando, mas do jeito deles, chegam tarde, não ficam muitas horas, mas estão ali prestando serviço”, criticou um morador, que destacou ainda que o problema, além do desbarranco, é que a lama quando em contato com o asfalto ‘fica igual sabão’ e acaba por grudar nos pneus de carros e motos, ocasionando transtornos à população, como um incidente com dois carros que acabaram deslizando.

Segundo a secretaria de Obras e Planejamento a estrada municipal Emídio Alves de Assis foi a que ficou mais danificada com a tromba d’água que caiu na região. Os trabalhos prosseguem na conclusão de sua recuperação. Na última quinta-feira (2) foram colocados na estrada quarenta metros cúbicos de pedra tipo três, um minério mais grosso que possibilita fazer um melhor calçamento.

Em nota, a Prefeitura destacou as dificuldades com o período chuvoso. “O que está prejudicando a execução de um serviço com mais agilidade é o período chuvoso que diariamente acaba trazendo mais barro para o leito da estrada. Estamos trabalhando para, no máximo em sete dias, deixar essa estrada em condições satisfatórias para utilização da comunidade (trecho da nota)”.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?