Estudo revela risco de proliferação de mosquitos da dengue em Pinda

Índice de larvas supera em 350% o recomendado pelo Ministério da Saúde; sete bairros estão em situação crítica

Bocas de lobo são um dos focos do trabalho de nebulização dos agentes de endemias (Foto: Divulgação PMC)

Da Redação
Pindamonhangaba

Após registrar um aumento preocupante de larvas do mosquito da dengue em Pindamonhangaba, a Prefeitura anunciou no último dia 11 um plano de ações para tentar eliminar criadouros em sete bairros, considerados em situação crítica. O governo de Isael Domingues (PL) cobra também um maior apoio da população para conter a proliferação de escorpiões.

Contando com as participações de representantes da Vigilância Epidemiológica e das secretarias de Saúde e Meio Ambiente, uma reunião realizada na última quarta-feira (10) discutiu medidas que possam evitar o crescimento de casos de dengue na cidade, que neste ano atinge 85.

A realização do encontro teve como principal motivação o crítico índice apontado pela mais recente ADL (Análise de Densidade Larvária), que demonstrou que a cada cem imóveis vistoriados na cidade, em 4,5 foram encontradas larvas do mosquito Aedes aegypti. A taxa recomendada pelo Ministério da Saúde é de até 1.

O estudo revelou ainda que os bairros em situação mais preocupante são: Campinas, Cidade Nova, Feital, Goiabal, Jardim Eloyna, Jardim Regina e Triângulo. “Estamos fazendo todo o esforço para reduzir essa marca. Temos uma região crítica que é a zona leste da cidade, aonde em alguns bairros o índice chegou a 7,5, ou seja, de cada cem imóveis analisados, 7,5 constaram larvas do mosquito em criadouro de dengue”, informou o coordenador do programa de saúde da Vigilância Epidemiológica, Ricardo Costa.

Buscando reverter este cenário, a Prefeitura informou que intensificará as vistorias em imóveis, ações de nebulização química e abordagens de conscientização à população sobre o risco de manterem água parada em suas casas.

De acordo com a atual gestão municipal, a cidade registrou 1.970 casos de dengue no ano passado. A reunião entre as pastas e a Vigilância Epidemiológica definiu também medidas para combater a proliferação de escorpiões no município.

Além de promover a catação do animal em locais estratégicos, a Prefeitura intensificará as campanhas de orientação para que os moradores mantenham seus terrenos limpos e evitem o acúmulo de restos de construção e de madeira.

Os escorpiões que forem capturados serão encaminhados ao Instituto Butantan em São Paulo.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?