Empretec é aposta para fortalecer o mercado econômico em Pinda

Seminário em setembro leva estratégias para o comportamento do empreendedor; líder de geração de empregos, cidade tem saldo negativo em junho

Orientadora do Sebrae fala a jovens empreendedores; programa tem mantido ações para alavancar e auxiliar projetos no Vale do Paraíba (Foto: Arquivo Atos)
Orientadora do Sebrae fala a jovens empreendedores; programa tem mantido ações para alavancar e auxiliar projetos no Vale do Paraíba (Foto: Arquivo Atos)

Andreah Martins
Pindamonhangaba

Os empresários de Pindamonhangaba podem ter novas expectativas de mercado com o primeiro Empretec, que será realizado em setembro. O programa chega à cidade em meio à preocupação com queda nos números de empregos e empreendedorismo.

O seminário de seis dias, desenvolvido pela ONU (Organizações das Nações Unidas), auxilia no comportamento empreendedor e em novas oportunidades de negócios, principalmente diante da crise que o país tem passado.

Para preparação dos interessados no programa, o Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) iniciou uma série de palestras de apresentação do evento em Pinda e Campos do Jordão na última terça-feira. A programação vai até o próximo dia 17. Já o Empretec será realizado do dia 19 a 24 de setembro.

Um estudo feito pelo Sebrae, sobre a sobrevivência das empresas, revelou que a cada cinco empreendimentos, um não consegue se manter no mercado até o segundo ano de atividade. A analista de cultura empreendedora do Sebrae, Marcia Mendes, afirmou que a principal causa que resulta na quebra de uma empresa é a falta de planejamento. “Qualquer tipo de empresa, independente do porte, precisa identificar o seu público, o potencial da região e se o serviço será bem aceito. Então, o empresário precisa estar mais preparado para encarar o mercado”.

Mesmo com a crise que o país tem enfrentado, a analista sugeriu que aquele que possui um negócio não espere a situação se estagnar. “Busca de parcerias, novas formas de desenvolver o serviço e comercializá-lo e novos conhecimentos. O que não pode é ficar parado. Só o diferencial vai fazer com que ele tenha chance de sobreviver no mercado”.

Estrutura da incubadora de empresas em Pindamonhangaba; parceria entre cidade e Sebrae é uma das ferramentas para afastar crise (Foto: Arquivo Atos)
Estrutura da incubadora de empresas em Pindamonhangaba; parceria entre cidade e Sebrae é uma das ferramentas para afastar crise (Foto: Arquivo Atos)

Com esse quadro econômico, o Empretec desenvolve um trabalho para o comportamento do empresário. Baseado na metodologia da ONU, que desenvolveu um estudo da análise do desempenho do empresário de sucesso. Esse perfil traçado tem características que são desenvolvidas no decorrer dos seis dias do evento, como a autoconfiança e persistência nas dificuldades. “Ele precisa correr riscos calculados e minimizar esses riscos. A eficiência e qualidade no produto, o comprometimento, estabelecimento de metas para atingir o objetivo. Todos precisam de um planejamento e monitoramento sistemático, além da persuasão e uma rede de contatos. Hoje ninguém vive sem bons contatos”, explicou Marcia, que completou ainda o foco do seminário ser o empreendedor, e não o tipo de negócio que ele possui.

Montanha-russa – Em balanço realizado pelo Caged (Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados), no início de 2016, Pinda liderou o ranking de geração de empregos com saldo positivo de 452 postos de trabalho na região. Em âmbito estadual, o município ficou em 39º. Mas, após alguns meses, os dados demonstram um déficit na evolução de emprego.

O mês de junho fechou com saldo negativo de -657, sendo o setor de indústria de transformação o que mais beneficiou esse número. Foram 303 admitidos durante o mês, com 738 desligados. Mesmo com a diversidade, a Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo) computou 384 empresas abertas na cidade no primeiro semestre do ano. O valor chega a 6% do total de empresas que atuam no município, cerca de 13 mil.

A situação fica alarmante com o crescimento populacional da região. Com quase 2,5 milhões de pessoas, o Vale do Paraíba cresceu 1,02% entre 2010 e 2016. O valor supera a média nacional de 0,85%, segundo estatísticas do Sebrae.

Com 157.459 mil moradores, Pinda já atingiu mais de 6 mil desempregados somente neste ano. “Os dados que temos é de que a situação é a mesma na região. As vendas estão mornas, mas ainda existe empresa que está sobrevivendo. Com as demissões, o consumidor não está fazendo nada além do que precisa”, analisou Maria Mendes.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?