Casas de repouso da região enfrentam dificuldades para manter idosos na pandemia

Doações de leite, fraldas e produtos de higiene para entidade tiveram queda durante a crise da Covid-19

Lar São Vicente de Paulo, em Pinda, que faz parte de grupo de instituições que buscam apoio durante a crise (Foto: Bruna Silva)

Bruna Silva
RMVale

Os lares de idosos da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral) estão enfrentando quedas nas doações que colaboram para manter os residentes. Responsáveis pelas unidades apontaram que os auxílios caíram mais de 50% e que a FJCR (Fundação José Carlos da Rocha) é uma das mais atingidas. A Fundação mantém oito casas de repouso na região. Entre os atendidos estão a Comunidade Missionária São José de Guaratinguetá, os lares Irmã Terezinha e São Vicente de Paulo em Pindamonhangaba, e Vila Vicentina Sagrada Família de Lorena.

De acordo com a representante da Fundação José Carlos da Rocha, Renata Linhares, boa parte das doações que colaboram para a manutenção dos espaços vêm de pessoas físicas, e devido à situação mundial, elas declinaram de maneira notória. Ela explicou que cada idoso utiliza, em média, cinco fraldas por dia. Totalizando 150 fraldas ao longo de um mês, esse recurso é destinado para os senhores que estão acamados ou utilizam cadeiras de rodas.

Aproximadamente seiscentos idosos são acolhidos pela instituição através de parcerias com os lares. Embora a Fundação receba recursos financeiros da Prefeitura, ainda não é o suficiente para manter as despensas como compra de medicamentos e contratação de prestadores de serviços para atividades. Por essa razão, as doações são fundamentais para que o bem-estar dos acolhidos seja garantido.

Para doar, o interessado pode fazer um depósito para a conta corrente do Banco Itaú, agência 8206, conta corrente 11098-6, CNPJ 59.398.040/0001-86 em nome da FJCR. No site fundacaojcr.org.br ainda há outros métodos de contribuição, além de atividades.

A sede da organização também recebe doações na rua Dr. Gregório Costa, nº 233, no Centro de Pindamonhangaba.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?