Santa Casa investe R$ 300 mil e reinaugura Pronto Atendimento de Convênios em Lorena

Recursos do serviço privado complementam os trabalhos via SUS; ambulatórios e cirurgias eletivas retornam nesta semana

O provedor Mario Paraná e o prefeito Sylvio Ballerini (fundo) conversam durante apresentação do PA (Foto: Rafaela Lourenço)

Rafaela Lourenço
Lorena

Após reinaugurar o PA (Pronto Atendimento) público em novembro do ano passado, a Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Lorena entregou nesta semana, o novo PA de Convênios.

Com um investimento de aproximadamente R$ 300 mil, o espaço foi amplamente remodelado para melhor atender os pacientes.

A expectativa é de que os atendimentos ambulatoriais retornem nesta quinta-feira (18).

O PA de Convênios, reinaugurado na última segunda-feira (8), recebeu um trabalho arquitetônico que qualificou a hotelaria, renovou o fluxo e ampliou a capacidade da área de espera e consultórios. Além do novo layout e um mobiliário moderno, o PA, que conta com um cantinho de café, brinquedoteca e estacionamento gratuito, passou a ter sua entrada principal pela portaria em frente à praça Conde Moreira Lima. Com a mudança, a portaria social para visitas a pacientes internados via SUS (Sistema Único de Saúde) foi realocada para a rua Dom Bosco, na ala adaptada em 2020 para o primeiro hospital de campanha Covid-19.

Segundo o superintendente do hospital, Dario Costa, a ala também está sendo remodelada para melhor acomodar os familiares dos pacientes internados no município.

Uma das áreas de espera para atendimento no novo espaço; local abrange convênios e particular (Foto: Rafaela Lourenço)

Costa destacou que a expectativa para este mês é de atender mais de duas mil pessoas na ala privada. Além do próprio plano de saúde, o CAS Santa Casa Lorena, que teve um crescimento substancial de mais de 1.000% no último ano, o PA atende uma grande demanda de convênios, como o Sul America, Policlin, Fusex, Byomed e Porto Seguro. Exceto o plano Unimed, que possui o próprio hospital para atender a sua demanda.

Ainda de acordo com o superintende, a reinauguração também busca atender o paciente particular que tenha sintomas da Covid-19. “Muitos têm uma insegurança de onde ir, precisam de um exame e não sabem onde procurar, então abrimos esse espaço com o fluxo diferenciado”, salientou.

Atualmente, são 26 leitos para internação, atendimento de todas as especialidades, consultórios clínico, ortopédico, pediátrico e ginecológico. A partir do próximo dia 18, os trabalhos ambulatoriais, suspensos em todo o hospital como medida de conter a disseminação do novo coronavírus, retornarão. Além dos atendimentos e cirurgias eletivas públicas, o PA também contará com o serviço ambulatoriais, reforçados com especialidade como pediatria, neurologia e otorrinolaringologia.

Para o provedor Mario Paraná, o objetivo é oferecer uma infraestrutura adequada para a equipe médica trabalhar e melhor acolher os pacientes. “A resposta vem do nosso atendimento. Porque eu posso até planejar, mas se eu não der uma resposta à altura eu não vou ter retorno”.

Atendimentos ambulatoriais e cirurgias eletivas devem ser retomadas nesta quinta-feira (Foto: Rafaela Lourenço)

O orientador jurídico da Santa Casa, Gustavo Matos, frisou que a filosofia do hospital é buscar do particular para complementar o SUS, que tem uma tabela defasada há cerca de vinte anos e um repasse que não supre toda a demanda. Ele garantiu que a Santa Casa está se transformando em uma referência na região. “Estamos buscando parcerias com o Einstein (Hospital Israelita Albert Einsten), alguns hospitais de referência, não só pelo lado estrutural, mas também como padronização de humanização de atendimento”.
Dario Costa, complementou, ao explicar que uma Santa Casa deve ter 60% de atendimento SUS e 40% particular/convênios, mas que Lorena, atualmente trabalha com 92% de atendimento público. “Estamos trabalhando para que essa balança se equilibre. Não vamos deixar de dar qualidade na assistência como já damos para o SUS. A única coisa que vamos faremos é diferenciar os fluxos (com o PA Convênios)”.

CAS Santa Casa – Os recursos do Plano estão entre os responsáveis pela obra entregue nesta semana. Atualmente são mais de 2,2 mil conveniados. “Além de Lorena, estamos em Cruzeiro e vamos inaugurar em Guará”, contou Costa.

Os interessados em conhecer os planos e valores podem acessar o site caslorena.com.br ou entrar em contato pelos telefones (12) 3301-1418 / 3301-1408 e 99148-2196 ou pelo e-mail vendascas@caslorena.com.br.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?