Santa Casa e secretária desmentem surto de H1N1 em Aparecida

Áudio nas redes sociais colocaram população em estado de alerta; hospital tomou providências de prevenção

Rafael Rodrigues
Aparecida

Os moradores e funcionários da saúde de Aparecida foram pegos de surpresa com um áudio circulando via Whatsapp neste fim de semana, em que uma pessoa supostamente ligada à Santa Casa estaria relatando um possível surto da Gripe H1N1 na entidade. A mensagem afirma que todos os funcionários do hospital estariam tomando medidas preventivas quanto à doença, e pedia para que os pacientes procurassem outra unidade.

Na manhã desta última segunda-feira, a secretária de Saúde Maria Eliane Pereira se reuniu com a equipe de Vigilância Epidemiológica e com a administração da Santa Casa para esclarecer o assunto, que segundo as próprias autoridades, não passou de especulação.

A secretária disse que até mesmo se assustou ao receber o áudio, e logo procurou a direção do hospital para tratar do assunto. “Estivemos juntos no fim de semana para tratar dessa questão, porque esse áudio também nos assustou. Viemos na Santa Casa investigar, mas o que temos aqui é apenas uma suspeita de um senhor que faleceu neste fim de semana por problemas respiratórios, e coincidentemente a esposa desse paciente também ficou internada”.

Ela explicou ainda que mesmo sendo suspeita, todos os procedimentos já foram adotados. “Estão todos com medicação, porque a partir do momento que há suspeita, iniciamos as medidas de profilaxias. Não existe surto, mesmo porque não há nem a confirmação de que eles estão com o vírus”.

O administrador da Santa Casa, Frei Daniel Kurt, disse que todos os procedimentos de segurança foram tomados previamente, e que mesmo sem saber se realmente os pacientes estava com o vírus, os protocolos de segurança foram tomados. “Todo protocolo e medida de segurança, tanto em favor dos pacientes como dos funcionários foram tomados. Por isso encontraram os funcionários usando máscaras, e talvez isso tenha assustado as pessoas”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?