Reestruturada, Biblioteca de Lorena tem aumento de 80% do público em três anos

Avanço da tecnologia não ofuscou as buscas por acervo municipal de aproximadamente 50 mil livros

Crianças leem revistas em área destinada ao público infantil; na era da informação, Biblioteca de Lorena ganhou destaque com aumento de público nos últimos três anos (Rafaela Lourenço)
Crianças leem revistas em área destinada ao público infantil; na era da informação, Biblioteca de Lorena ganhou destaque com aumento de público nos últimos três anos (Rafaela Lourenço)

Rafaela Lourenço
Lorena

A era digital segue em ascensão, mas não afastou os leitores da biblioteca municipal Sérvulo Gonçalves e a infanto-juvenil Monteiro Lobato, de Lorena. A busca por livros no local aumentou em cerca de 80% desde 2013, e segundo o Conselho Regional de Biblioteconomia, o local se destacou no setor de organização e estrutura.
A biblioteca municipal possui 142 anos de existência e conta hoje com mais de 70 mil livros, 28 computadores para pesquisas online e um acervo histórico com documentos que vão de declaração de bens, processos criminais, contratos de compra e venda de escravos a poemas, cartas, fotos e manuscritos de figuras históricas como Arnolfo de Azevedo, Sérvulo Gonçalves, Conde de Moreira Lima, Euclydes da Cunha e Péricles Eugênio. “Lorena tem uma das maiores bibliotecas públicas do Vale do Paraíba, e a nossa, além de tudo, tem muita história. Isso não pode ser descartado e sim valorizado e divulgado para a população”, comentou a bibliotecária Rosangela Malerba.
Após passar por reforma em toda a estrutura e por nova catalogação de aproximadamente 50 mil livros e arquivos que haviam sido deletados do sistema, a biblioteca, que funciona das 8h às 17h, tem recebido um número maior de visitantes. Atualmente são 279 cadastros ativos, com recadastramento anual para atualização dos dados (para se cadastrar basta levar ao local o RG e um comprovante de residência).
O crescimento foi de 80% no fluxo de leitores e estudantes durante os últimos três anos. Em 2013 era de 6.385 pessoas, passando para 7.572 em 2014 e um salto significativo em 2015, com 11.350 pessoas que utilizaram os serviços da biblioteca na cidade.
Em contraste com a era digital, que domina quase todos os setores de serviços de informação e comunicação, o crescimento deu fôlego no debate sobre o papel das bibliotecas na educação atual. “As novas tecnologias só vem agregar desafios à leitura, não podemos descartar seu valor. Tudo passa por evolução, assim como não escrevemos no papiro, a leitura encontra um novo caminho para despertar esse interesse, como os livros digitais que encantam consideravelmente adultos e crianças”, comentou a pedagoga Adriana Assunção.
Para Rosangela Malerba, em Lorena, as tecnologias não tiveram influência negativa e sim ao contrário, apenas contribuíram para o aprendizado. “Eu vejo que para trabalho técnico dentro da biblioteca só houve auxílio, desde a catalogação às buscas por livros mais recentes que não possuímos, aí indicamos para as pessoas a salinha de informática para pesquisarem na internet”.
Uma matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo divulgou que a venda de e-books (livros eletrônicos) não vingou nos Estados Unidos e Europa, e que no Brasil já não se preocupa com a diminuição da procura por livros físicos. Ainda segundo a reportagem, de acordo com a Association of American Publishers (entidade do setor nos EUA) as vendas de e-books caíram cerca de 11% nos primeiros nove meses do ano passado, em relação ao mesmo período de 2014. No Brasil não há dados oficiais sobre vendas de livros digitais, mas pelas estimativas de mercado, nunca houve um crescimento significativo consistente.
“Claro que não é o mesmo fluxo de pessoas de 15 a 20 anos atrás, mas com essa modernização e melhor estrutura de trabalho, reconhecimento do que está sendo feito, as pessoas continuam vindo até as bibliotecas. Surgiu o livro digital, mas muitas pessoas ainda preferem o material físico, pegar o livro nas mãos para ler, há pessoas que ainda tem essa necessidade”, salientou Rosangela.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?