Projeto oferece reforço escolar para noventa crianças carentes de Lorena

Iniciativa desenvolvida por alunos da USP busca oferecer um futuro melhor aos jovens

Voluntários e crianças juntos para recreação; projeto iniciado com ação individual de funcionários da faculdade ajuda menores carentes (Foto: Divulgação)
Voluntários e crianças juntos para recreação; projeto iniciado com ação individual de funcionários da faculdade ajuda menores carentes (Foto: Divulgação)

Lucas Barbosa
Lorena

Contribuir na educação e formação cidadã. Essa é a proposta de um grupo de alunos da USP-Lorena (Universidade de São Paulo) que oferece gratuitamente aulas de reforço escolar para noventa jovens carentes da cidade. Há mais de dez anos, o PCF (Projeto Criança Feliz) tenta propiciar as ferramentas necessárias para que os assistidos alcancem um futuro melhor.

Após ter contato com famílias carentes que moravam ao redor do Demar (Campus II da Escola de Engenharia de Lorena), no Santa Lucrécia, o funcionário da instituição João Donizetti Ferreira idealizou em 2005 um projeto que alterasse a rotina das crianças. Na época, a iniciativa se concentrava em oferecer lanches e organizar brincadeiras.

Atualmente, o PCF é desenvolvido por estudantes da USP-Lorena, que através de atividades recreativas e aulas de reforço escolar de Matemática, Português e Inglês, incentivam os jovens, de 4 a 17 anos, a se desenvolverem intelectualmente. “Temos um momento em sala de aula, no qual desenvolvemos pequenos programas para trabalhar de forma bem dinâmica o conteúdo aprendido na escola convencional, funcionando como um reforço escolar e, ao mesmo tempo, despertando neles o maior interesse pelos estudos”, explicou o presidente do PCF, Lucas Couto, 20 anos.

O voluntário destacou ainda que o PCF incentiva os pais das crianças, que integram o projeto, a participarem de oficinas profissionalização e cursos de alfabetização. “A sensação de fazer parte deste projeto é de realização. Todo sábado é uma nova injeção de ânimo, cada olhar de gratidão e carinho de uma criança vale mais do que qualquer outra forma de recompensa para nós”, ressaltou o presidente.

A estudante Natali Ribeiro, de 17 anos, descreveu a importância do PCF em sua vida. “Através do projeto, passei a enxergar a vida de outra maneira. Percebi que é possível agarrar nossos sonhos, por mais longe e difícil que estejam. Os responsáveis pelo projeto são pessoas maravilhosas, e todas as crianças tem um carinho enorme por eles”.

O Projeto Criança Feliz é mantido financeiramente por doações de professores, alunos e funcionários da USP. Os interessados em contribuir com doações devem entrar em contato com o PCF através do contato: (12) 98865-8501.

Beneficente – Para arrecadar mais recursos para o projeto, será realizado no próximo dia 27, a partir das 19h30, o 3º Jantar Beneficente do PCF, no Clube Comercial de Lorena. O ingresso custa R$ 30 e pode ser adquirido nos seguintes pontos de venda: Castelinho, Boulevard São Paulo e Café da Morga.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?