Prefeitura e Câmara aprovam reajuste salarial para servidores em Lorena

Emenda de Elcinho é rejeitada com base na inconstitucionalidade; aumento de funcionários do Executivo ultrapassa 33% nos últimos seis anos

Os vereadores Elcinho (PV) e Beto Pereira (DEM) divergem durante sessão que definiu o reajuste salarial dos servidores (Foto: Lucas Barbosa)
Os vereadores Elcinho (PV) e Beto Pereira (DEM) divergem durante sessão que definiu o reajuste salarial dos servidores (Foto: Lucas Barbosa)

 

Lucas Barbosa
Lorena

Por unanimidade, a Câmara de Lorena aprovou na última sessão o reajuste salarial de seus servidores, em 5%, e dos funcionários municipais em 4%. O projeto do Executivo, que teve uma emenda barrada, definiu um acúmulo de mais de 33% de aumento nos salários de seus colaboradores ao longo dos últimos seis anos.

A primeira proposta a ser aprovada pelos vereadores na tarde da última segunda-feira foi a do reajuste para os pouco mais de cem servidores da Casa.

O presidente da Câmara, Waldemilson da Silva, o Tão (PR), explicou que     o aumento de 5%, corresponde a 1,81% da inflação anual e 3,19% de aumento real. “Obviamente, gostaríamos de conceder um reajuste ainda maior para nossos servidores, mas temos que respeitar a legislação e a disponibilidade financeira da Casa. Acredito que o prefeito Fábio Marcondes (PSDB) está na mesma situação em relação aos funcionários municipais”.

Na votação seguinte, o clima esquentou entre a base governista e a oposição, após o vereador Elcio Vieira Junior, o Elcinho (PV), apresentar uma emenda ao projeto do Executivo, cobrando que assim como o dos funcionários do Legislativo, o aumento fosse de 5%. Mas a proposta acabou rejeitada após uma votação de 7 a 7, já que o regimento da Casa estabelece que a emenda precisaria de pelo menos nove votos para a aprovação.

Além do vereador Adevaldir Ramos, o Valdir da Funerária (PRB), que não compareceu à sessão por problemas de saúde, também não votou o parlamentar, Washington Batista, o Washington da Saúde (PPS), já que é concursado como servidor municipal, no cargo de motorista.

Na sequência, o reajuste de 4% aos servidores municipais foi aprovado de forma unanime.

Segundo o projeto do Executivo, o reajuste salarial dos servidores municipais de 4% correspondeu em 1,81% da inflação anual e 2,19% de aumento real. De acordo com o secretário de Administração, Luiz Fernando de Almeida, a tendência é que os quase dois mil trabalhadores recebam mais 1% de aumento a partir de abril. “Não encaminhamos um projeto de 5%, valor previsto na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e PPA (Plano Plurianual), porque os servidores deverão receber mais este acréscimo salarial de cerca de 1%. Este aumento ocorrerá a partir da avaliação dos funcionários que está sendo realizada pelos gestores de cada setor. Um dado importante é que nos seis anos da atual gestão municipal, os reajustes salariais da categoria totalizaram mais de 33%”.

 

 

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?