Escola entregue para 1,2 mil crianças amplia atendimento em Guaratinguetá

Prédio no Jardim do Vale conta com 38 salas de aula e parceria com a Google for Education

Cerimônia de inauguração da escola de ensino fundamental Maria Júlia Antunes, no Jardim do Vale; prédio atende até 1,2 mil crianças (Foto: Divulgação)
Cerimônia de inauguração da escola de ensino fundamental Maria Júlia Antunes, no Jardim do Vale; prédio atende até 1,2 mil crianças (Foto: Divulgação)

Juliana Aguilera
Guaratinguetá

A Prefeitura de Guaratinguetá entregou neste sábado a escola de ensino fundamental Professora Maria Júlia Antunes do Amaral Moreira, no Jardim do Vale. Com capacidade para atender 1,2 mil alunos, de 1º a 9º ano, o prédio tem 38 salas, identificadas por cores.

O evento de inauguração contou com ações de atendimento à população como vacinação contra febre amarela, medição de pressão e glicemia, atendimento do Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor), atividades recreativas e cadastro em programas sociais.

A obra da escola teve início em janeiro de 2017 e foi concluída este mês. Segundo a secretaria da Educação, o investimento em obras e infraestrutura foi de R$ 1 milhão. “Todos os esforços foram feitos no sentido dos alunos voltarem para o seu prédio de origem no ano letivo de 2018, já que anteriormente estavam compartilhando o prédio da escola Doutor Guilherme Eugênio Filippo Fernandes”, explicou a chefe de Gabinete Ana Maria.

Foram investidos recursos em segurança, sistema de drenagem e melhores condições pedagógicas para os alunos. O fluxo de circulação em áreas como cozinha e entrega de merenda escolar também foram otimizados. O planejamento também contou com criação de horta, pomar, parque infantil e quadras de esportes aberta e fechada.

A obra atendeu ainda áreas como sala de leitura, auditório, sala de AEE (Atendimento Educacional Especializado) e no laboratório de informática, que conta com 35 chromebooks. Há também uma parceria com a Google for Education, um sistema desenvolvido pela mega empresa multinacional americana de serviços tecnológicos desenvolvidos para facilitar a vida de professores e alunos dentro e fora das salas de aula.

Novos sanitários, refeitório e elevador também contam na nova infraestrutura.

Críticas – Mal entregue, a escola já sofreu críticas de pais nas redes sociais. Uma internauta relatou que não há bancos na cantina e os alunos estão “comendo no chão”. Já Denise Augusta, mãe de uma aluna de oito anos, afirmou que a gestão havia prometido bebedouros com água gelada. “Eu acho esta situação mais difícil para as crianças que estudam de tarde, deve ser muito complicado pra elas”, relatou.

Segundo a diretoria da escola Maria Júlia, as mesas do refeitório devem ser entregues nesta semana, mas os alunos têm utilizado bancos de concreto espalhados pela escola. Sobre a água gelada, o bebedouro do tipo comunitário não tem refrigeração, sendo a água a temperatura normal, assim como em outras escolas da cidade.

Em 2017, dez escolas e creches do município passaram por obras. Em 2018, a previsão é de 22, segundo a secretaria da Educação.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?