Peça conta luta de Teresa D´Ávila

Espetáculo “A Língua em Pedaços” comemora os cinco séculos da irmã carmelita

 

Da Redação

Lorena

 

O Teatro Teresa D´Ávila será palco de uma peça ímpar nas comemorações dos 500 anos do nascimento dessa santa carmelita que dá nome ao teatro e à faculdade, que abriga o espaço cultural. A peça “A Língua em Pedaços”, conta passagens da vida de Santa Teresa, em uma mostra das dificuldades enfrentadas por ela, junto à sociedade e ao conservadorismo da Igreja.

Uma mulher perseguida pelos setores conservadores da Igreja Católica e da sociedade, mas que não se escondeu para colocar em prática seu trabalho que criou mais de 17 conventos de Carmelitas Descalças em toda Espanha, deixando tempo ainda para suas poesias. Esta é a história contada na peça, que será encenada no próximo dia 9, à partir das 20h.

Patrona dos escritores de língua espanhola, ela é considerada um dos maiores patrimônios culturais do país europeu.

O espetáculo, que tem ingressos à venda desde a última quinta-feira, é baseado em “O Livro da Vida (1565)”, autobiografia de Teresa d’Ávila, um clássico literário mais lido nesse país depois de D. Quixote, de Cervantes. A história aborda um encontro fictício entre a carmelita e o inquisidor que a acusa de subversão e heresia. O debate segue em torno das personagens, ela, acusada de profanação por suas experiências místicas (visões e arrebatamentos) e pela cisma que promoveu na Igreja Católica; e ele, um homem de mente aguda, farejador de hereges, representante do poder eclesial.

O texto é de Juan Mayorga, premiado em 2013 pelo Ministério da Cultura espanhola como o melhor texto de literatura dramática. A direção é de Elias Andreato, com Ana Cecília Costa e Marco Antônio Pâmio.

Serviço – A Língua em Pedaços (única apresentação);

Quando – dia 9, às 20h

Onde – Teatro Teresa D´Ávila, avenida Peixoto de Castro, 539, Lorena

Ingressos – Site Ingresso Rápido ou na bilheteria do teatro, de segunda a sexta-feira, das 15h às 19h.

Valores – R$ 50 (inteira) e R$ 25 (estudantes, pessoas acima de 60 anos, professores da Rede Pública de ensino e professores e funcionários da Fatea/IST).

Mais informações fatea.br/teatro ou telefone: (12) 2124-2922.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?