Ministério das Cidades libera cem unidades do Minha Casa Minha Vida para Lorena

Programa oferece subsídio e taxa de juros abaixo do mercado; Prefeitura aguarda também resposta da CDHU para a construção de mais cem casas

Casas em Lorena de programas sociais do Governo, Minha Casa Minha Vida contempla a cidade (Foto: Arquivo Atos)

Andréa Moroni
Lorena

O prefeito de Lorena, Sylvio Ballerini (PSD), utilizou as redes sociais da Prefeitura, na última quinta-feira (23), para anunciar que foi publicada, no Diário Oficial da União, a Portaria MCID nº 1482/2023, do Ministério das Cidades. Nela, consta que o município foi contemplado com cem unidades habitacionais do programa federal Minha Casa, Minha Vida.

Criado em 2009, o programa oferece subsídio e taxa de juros abaixo do mercado, para facilitar a aquisição de moradias populares e conjuntos habitacionais até determinado valor. As famílias atendidas pelo programa devem preencher alguns requisitos sociais e de renda, além de não possuir outro imóvel em seu nome.

Silvinho comemorou o anúncio do Governo Federal e disse que o benefício foi conseguido através de pedido ao vice-presidente Geraldo Alckmin. “É uma notícia muito importante. Nós estivemos em Brasília, nos reunimos com o vice-presidente Geraldo Alckmin, que encaminhou nosso pedido ao Ministério das Cidades. No Vale do Paraíba, Lorena foi uma das poucas cidades contempladas pelo programa”.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Francine Capella informou que o Governo Federal ainda não informou como será implantado o programa em Lorena. “Como será chamado o público atendido pelo Minha Casa, Minha Vida ainda não sabemos porque a parceria entre o município e o Governo Federal ainda está sendo costurada”.

CDHU – Lorena pode ter mais cem casas por meio do convênio com a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) do Governo do Estado.

De acordo com o secretário Planejamento e Gestão, João Bosco Romeiro, o prefeito Sylvio Ballerini apresentou à Secretaria Estadual de Habitação, no mês de agosto, uma área de 36 mil m², localizada ao lado da UBS (Unidade Básica de Saúde) da Cecap. “A previsão é a construção de cem casas nessa área”.

A secretária de Obras e Planejamento Urbano, Rosana Reis, informou que após o envio da matrícula da área ao Estado, a Prefeitura ainda aguarda o retorno da CDHU.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?