Lorenense é tricampeã brasileira de muay-thai

Região é destaque com atletas de jiu-jitsu e kickboxing; projetos sociais incentivam a prática do esporte gratuitamente

Ana Carolina Acetti, faixa preta em muar Thai, conquistou o tricampeonato brasileiro (Foto: Arquivo Pessoal)
Ana Carolina Acetti, faixa preta em muar Thai, conquistou o tricampeonato brasileiro (Foto: Arquivo Pessoal)

Rafaela Lourenço
Região

A prática e a representatividade das artes marciais têm crescido no Vale do Paraíba. Em julho, cidades como Lorena e Cachoeira Paulista conquistaram título e medalhas no esporte. As vitórias são nas modalidades muay thai, jiu-jitsu e kickboxing.

Em Lorena, a jovem atleta Ana Carolina Acetti, de apenas 23 anos, faixa preta em muay thai, conquistou o tricampeonato brasileiro da modalidade, categoria até 52 quilos, no último dia 28. A competição, organizada pela Federação Paulista de Muay Thai, foi realizada em Santos e consagrou mais um título para a atleta e consequentemente para a cidade.

Há cinco anos no esporte, além de atleta profissional, Ana Carolina intensifica os treinos e divide seus horários com aulas gratuitas de muay thai para jovens carentes do município, na academia Brazilian Fire Fight.

Para a tricampeã brasileira, que explicou levar uma rotina de muito treino, principalmente os específicos para competições, não basta ter um bom mestre e boas pessoas por perto, é necessária a determinação e foco pessoal para alcançar o ponto máximo do pódio. “Geralmente o campeonato é mais tranquilo, o treinamento que é mais puxado, são cerca de sete, oito horas por dia, mais a dieta e o trabalho com o psicológico. É uma briga constante com a gente mesmo”, frisou.

Um dos pontos levantados pela atleta, cenário também de outros esportistas em variadas modalidades, é a falta de apoio financeiro, de patrocínio para seguir com as competições profissionais. Ana Carolina deixou de participar de um campeonato mundial na Tailândia por falta de apoio financeiro.
Ainda em Lorena, o último final de semana também rendeu medalhas no jiu-jitsu. Com cinco atletas, o município participou do Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu, organizado pela Confederação Brasileira. O evento, realizado no ginásio Ibirapuera, em São Paulo, rendeu dois bronzes, um na categoria faixa preta-peso pesado, com o atleta Fernando Egídio Pereira dos Santos; e outra para Carlos Alexandre R. Pinto, na categoria faixa azul-peso super pesado.

Em Cachoeira Paulista, o destaque é para o Kickboxing. O atleta e também professor de um projeto social no município, Rodolfo Villela, conquistou o Desafio The King, em São José dos Campos. Villela, assim como Ana Carolina, ensina o esporte para crianças e jovens gratuitamente através de parceria com a Prefeitura.

As aulas de muay thay em Lorena são realizadas na academia Brazilian Fire Fight, que fica à avenida João 23, nº 100, no Jardim Margarida. Os interessados tem três horários como opção, às 10h30, 16h30 e 18h30. Ao todo são disponibilizadas dez vagas por horário.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?