Lorena retoma ecoponto de pilhas, lâmpadas e baterias, e deve lançar centro para eletrônicos até julho

Meio Ambiente intensifica campanha sobre ponto correto de descarte para materiais com atendimento no Centro

Caroline Meyer

Lorena

Ecoponto que foi reativado para atender moradores de Lorena. (Foto: Caroline Mayer)
Ecoponto que foi reativado para atender moradores de Lorena. (Foto: Caroline Mayer)

Um ecoponto de pilhas, lâmpadas fluorescentes e baterias foi reinaugurado no Centro de Lorena na última semana. De acordo com a secretaria de Meio Ambiente, até o meio do ano um local semelhante para o descarte de eletrônicos como computadores, celulares e peças do tipo será aberto. O projeto é uma parceria entre as unidades lorenenses e paulistanas da USP.

O ponto de coleta estava operando provisoriamente na Garagem Municipal e voltou para a praça Marechal Mallet no último dia 12.

A reabertura no centro contou com uma equipe da secretaria, que, durante o evento, atendeu jovens e distribuíram livros ambientais fornecidos pela Prefeitura.

Segundo o secretário do Meio Ambiente, Willinilton Portugal, o sucesso das novas práticas ambientais está diretamente atrelado ao público jovem. “Trabalhar as políticas ambientais com o público jovem e adolescente é muito mais saudável. O sucesso da campanha também segue esse pensamento”.

Ao todo, a secretaria de Meio Ambiente do Estado repassou 45 volumes de uma bibliografia sobre o tema, que Portugal também distribuiu aos alunos da rede municipal.

Ele reforçou também a importância do ponto para a cidade. “É saúde. Uma pilha que não tem o descarte correto traz uma série de consequências, como a contaminação do solo. O benefício é para todos os munícipes e para o meio ambiente também” concluiu.

Em funcionamento desde 2014, o ponto é de uso exclusivo da população e dos pequenos empresários da cidade. “O armazenamento e o descarte dos materiais possuem um custo e a Prefeitura não pode arcar com os custos das grandes empresas, já que está previsto em lei que é de responsabilidade da empresa dar o destino ambientalmente correto a esses dejetos”, reiterou o secretário, que foi auditor técnico industrial por mais de vinte anos.

Dados do Meio Ambiente acusam que o local já recebeu cerca de 27.980 lâmpadas e 3.695 kg de pilhas e baterias até janeiro deste ano.

Ainda sem a data de inauguração definida, Portugal assegurou que o novo ecoponto deve começar as operações até o meio do ano, caso ocorra tudo dentro do planejamento. A demora, segundo o secretário, ocorre devido ao envolvimento de uma cadeia de participantes. “Não vamos simplesmente recolher o material, vamos trabalhar esses objetos, desmontá-lo com toda sua qualidade, separar aquilo que é pertinente para o mercado e passarmos para a Coocal (Cooperativa de Catadores de Lorena”, finalizou o secretário.

O ecoponto funciona de segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 17h.

 

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?