Lorena reajusta salários da Prefeitura e Câmara em 5%

Mesmo com pedido de 6% a 10%, Sindicato dos Servidores aprova aumento, que entra em vigor já neste mês

Servidor trabalha em obra de Lorena; reajuste de 5% a partir de abril (Foto: Arquivo Atos)
Servidor trabalha em obra de Lorena; reajuste de 5% a partir de abril (Foto: Arquivo Atos)

Rafaela Lourenço
Lorena

Os servidores públicos de Lorena terão um reajuste salarial a partir deste mês. A Câmara aprovou por unanimidade dois projetos que aumentam as remunerações em 5%, o que inclui os quarenta funcionários do Legislativo. O Sindicato dos Servidores Públicos está de acordo com a definição.

Os vereadores votaram favoravelmente, exceto os dois parlamentares ausentes Washington da Saúde (PPS) e Adevaldir Ramos (PRB), um projeto do Executivo e outro da mesa administrativa, que reajustam os salários funcionalismo público em 5%.

Segundo o secretário de Administração, Daniel Malerba, deste percentual, 3,94% é referente ao reajuste geral anual medido pela inflação através do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) e 1,06% é referente ao aumento real, considerando a disponibilidade do orçamento público. “Temos que considerar o reajuste da inflação dos 12 meses mais o aumento real do salário que tem previsão expressa na LOA (Lei Orçamentária Anual). Então esse ano o percentual já estava previsto na LOA 2019, dentro do limite de despesas com pessoal”, explicou.

Para o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Lorena, Nelson de Souza Rosa, que desde janeiro estava conversando com a Prefeitura sobre o aumento, o reajuste está bom e de encontro com o merecimento do funcionalismo e a realidade financeira do município. “Graças a Deus foi aprovado na Câmara com sucesso, e acho que está dentro do que a Prefeitura pode pagar. A gente pediu de 6% a 10%, mas a gente sabe que na atual conjuntura de todos municípios da região, 5% está de ótimo tamanho para o servidor”, frisou Rosa.

Na Câmara, os servidores efetivos terão o mesmo reajuste a partir do pagamento deste mês referente a março. “Demos seguimento ao projeto com o mesmo conteúdo seguindo exatamente o que o chefe do Executivo fez de 5% de aumento aos servidores da Câmara. Um prazer votarmos favorável a esses projetos, trabalhadores que acima de tudo merecem esse reconhecimento por parte do prefeito e de nós vereadores”.

O impacto na folha de pagamento do exercício financeiro de 2019 municipal será de R$ 4.042.619,07.
Emprego – Malerba destacou ainda que a atual gestão realizou uma reforma administrativa em 2016, e no total três concursos públicos. Os 141 que passaram no último concurso já começaram a ser chamados, principalmente nas áreas da saúde e educação. “O concurso tem validade por dois anos. Então estamos chamando de forma gradual e de acordo com a necessidade de cada setor”.

A Prefeitura está analisando junto às secretarias a necessidade para a partir deste mês convocar os demais servidores.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?