Bastidores da Política

O que muitos querem saber

O vereador Adevaldir Ramos, indiciado por concussão e coação (Reprodução CML)
Adevaldir Ramos

Agora que a promotora de Justiça de Lorena, Larissa Buentes Frazão, pediu o afastamento de Adevaldir Ramos das funções de vereador por ato de improbidade administrativa, qual será a atitude do presidente da Câmara Mauro Fradique e a resposta do vereador Elcio Vieira Jr???

Até o momento, Vieira Jr defendia a dupla pai e filho como se o crime de concussão não fosse quebra de decoro.

Aliás, pelo discurso do líder que decide por sete vereadores, fica difícil saber o que significa quebra de decoro em seu regimento particular…

Campo minado

Isael Domingues
Isael Domingues

Quem acompanha a movimentação eleitoral de Pinda para 2020 observa quatro realidades e uma incógnita: o prefeito Isael Domingues discretamente articulando sua reeleição, sem dar mostra se com Piorino ou com outra configuração de vice; Rafael Goffi acenando pra torcida jovem e convocando os tucanos da cidade para empurrar seu ‘carro alegórico; Herivelton Vela tentando fechar apoio com a periferia a partir de suas demandas sindicais; Luiz Rosas cansando o povo como repórter por um dia, aliás por muitos dias aproveitando a ‘janela sem vidros’ – nas lives do Frangão – aquela ave gigante que toda eleição muda de palanque.

Ah! A incógnita, é o ex-prefeito Vito Ardito, que em todo início de pré-campanha enfrenta os boatos de que está impugnado. Mas se confirmado a impugnação desta vez, Vitão tem seu substituto, o Norbertinho Moraes.

Tiroteio
A semana foi quente na política de Guará, com o presidente da Câmara, Celão Coutinho, disparando contra o prefeito Marcus Soliva em entrevista numa emisora no período da manhã e, recebendo o troco pela mesma via (rádio) no início da tarde. Disseram que a indisposição toda rolou por conta da ameaça de mudanças de planos para 2020…
Surfando na onda
Francisco Carlos
Francisco Carlos

Com os últimos atritos produzidos pelo ‘palácio de vidro’ – quer dizer Paço Municipal – no mercado político de Guará, nomes como o de Junior Filippo, Argus Ranieri e de forma bem fraca o de Regis Yasumura estiveram em alta na rota dos comentaristas do Ponto Chique e do Esperança – os cafezinhos mais politizados da terra de Frei Galvão.

Enquanto o trio foi citado como prefeiturável, o ex-prefeito Chico Hair era lamentado como impugnado por contas das contas rejeitadas. Perguntem ao Martins…

Política na terra…
…da Padroeira A previsão da próxima eleição de Aparecida é de ser disputada ‘voto a voto’ entre os três principais nomes arrolados como prefeituráveis, seguidos de outros dois que ainda não convenceram nem a torcida organizada. Disseram que Celso Alves tem sido o pesadelo do prefeito Ernaldo Cesar, que busca a reeleição, enquanto Jeffercy Chad seu calafrio. Nomes como dos vereadores Xande e Ana Alice, do empresário Tony Tuma são lembrados sem muito entusiasmo dos eleitores. Perguntem ao Zé Louquinho…
Um passo atrás
Marietta Bartelega
Marietta Bartelega
A vice-prefeita de Lorena, Marietta Bartelega (MDB), surpreendeu ‘gregos e troianos’ esta semana com sua decisão em não mais disputar a sucessão de Fábio Marcondes.Entre os rumores de comemoração (do Ali Babá e os 40 ladrões) e as vozes de lamento (da maior parte da população que torce pela seriedade na administração pública), uma justificativa bem realista: “o desânimo pelo nível da política baixa e rasteira que vem sendo praticada na cidade, por obra e graça de alguns integrantes da Casa Arnolfo Azevedo e suas adjacências, que acabam contribuindo para que pessoas de bem se afastem da vida pública”.
In memorian
Fábio Marcondes
Fábio Marcondes

O nível da política de Lorena está tão baixo e incompatível às pessoas de bem que muitos que ainda encontram-se ‘revestidos’ por mandatos estão procurando uma oportunidade para ‘cair fora’.

Um dos exemplos, o próprio prefeito Fábio Marcondes, que nem queria disputar a reeleição em 2016, mas por um compromisso com a cidade – em livrá-la das enchentes e reconstruí-la administrativamente – e a memória de seu pai, o saudoso Carlos Marcondes, encarou o desafio e as pesadas críticas provenientes de quem num passado não muito distante usurpou do poder público para benefício$ próprios e familiares…

Descendo a ladeira
Se não bastasse Marietta Bartelega ter desistido da disputa eleitoral do ano que vem, parece que para enfraquecer a presença feminina na política de Lorena, o ‘Saponga’ da Câmara agitou um ‘imbróglio’ na esfera do Judiciário com a finalidade de dificultar a o registro da provável candidatura à prefeita da pediatra Rita Marton. Perguntem àquele ‘Guru’ que assina o ponto na Praça!!!
Parece fake, mas não é…
Ana Karin
Ana Karin

…rolou pelo corredores do Planalto do Governo, que o nome da ex-prefeita de Cruzeiro, Ana Karin, faz parte de uma lista de prováveis nomes para ocupar o cargo de ministra do Turismo. Em solo cruzeirense a notícia dividiu o mercado político com muitos admitindo que a ‘Dama do Salto 12’, ainda volta fazer verão na terra de Nesralla Rubez…

Pensando em 2020
Com a administração pública de Ubatuba deslanchando em obras e integração da população com o governo municipal, o mercado político observa um desfile de nomes sinalizando ao prefeito Délcio Sato uma atenção especial para condição de vice em sua provável candidatura à reeleição. De acordo com os que circulam próximo ao gabinete, o assédio pela vice prefeitura teve sua motivação numa suposta pesquisa que correu entre os bem informados, pontuando o nome Sato acima da média eleitoral, que pese a Prefeitura ainda ter de sofrer vários ajustes técnicos e operacionais em algumas pastas.
Rádio peão
Corre na boca pequena de Ubatua que, em condições cotidianas, o mais próximo que o vereador Silvio Brandão pode chegar do gabinete municipal é assumir interinamente a Prefeitura na condição de presidente da Câmara, numa eventual viagem internacional do prefeito Délcio Sato. Pela ordem natural das coisas e os ‘últimos acontecimentos’, comenta-se que Silvinho e Sato podem correr juntos a maratona eleitoral do ano que vem, porém, com focos diferenciados…
Daqui não saio, daqui…
…ninguém me tira O esperado aconteceu. O ‘BO’ relatando a passagem do vereador Pedro Sannini pela Delegacia de Polícia – com pagamento de fiança por vários quesitos – chegou à Câmara Municipal de Guará, direcionada à Comissão de Ética. Mas o inesperado também aconteceu e em dose dupla: 1. O presidente da tal comissão de Ética é o próprio Pedro Sannini, que fez ‘cara de paisagem’ – tipo “não estou nem aí”, e pior; 2. O presidente da Casa manifestou na imprensa doméstica que tudo vai depender dele, ou seja, do próprio suspeito…
Unanimidade
As mais de 1.500 famílias do Residencial Bem Viver, em Pinda, receberam uma boa notícia na noite da última segunda-feira. A Câmara aprovou o projeto do prefeito Isael Domingues (PR) que concederá aos moradores isenção no pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) por uma década. Além deste benefício, os proprietários também não precisarão pagar a taxa do ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) para registrarem os apartamentos no cartório. A iniciativa rendeu a Isael elogios até mesmo da oposição, já que esta economia permitirá que as famílias de baixa renda utilizem os recursos para arcarem com outras necessidades.Controvérsia
A Câmara de Lorena, ou melhor, os ‘vereadores do cabresto’ do ‘opositor’, questionando alguns valores no investimento da administração, omitindo que a Casa de Leis deverá custar aos contribuintes este ano cerca de R$ 12 milhões…
Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?