Lorena ganha aterro de materiais inertes e da construção civil

Terreno no Novo Horizonte será de utilização exclusiva do município; resíduos sólidos continuam sendo enviados à Cachoeira Paulista

Da redação

Lorena

A Prefeitura de Lorena recebeu da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), uma licença de instalação para um aterro de resíduos inertes e restos de materiais de construção. O local, no bairro Novo Horizonte, é de propriedade do município, não podendo ser utilizado por outras cidades da região.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Willinilton Portugal, o local já era utilizado anteriormente pela Prefeitura. “Nós conseguimos no ano passado, junto à Cetesb, a licença prévia e partimos para termos a licença de instalação. É uma área particular da Prefeitura, onde ela utiliza hoje para o depósito desses materiais inertes e da construção civil”.

O local poderá ser utilizado também pelas empresas de caçambas para a deposição dos materiais recolhidos. Com a licença de instalação, a Prefeitura pode realizar as alterações necessárias no aterro.

Segundo o secretário, os resíduos sólidos urbanos continuam sendo enviados à Cachoeira Paulista pela empresa Eppo, que recolhe o lixo do município. “São recolhidos de 49 a 50 toneladas por dia, que são enviados a um depósito em Cachoeira Paulista, que é um aterro de inertes, devidamente licenciado e credenciado. Não só Lorena, como cidades da circunvizinhança de Lorena, depositam seus resíduos sólidos urbanos na cidade de Cachoeira Paulista, bem como também os resíduos da saúde, que são encaminhados para outra empresa, que retiram periodicamente dos postos de saúde do município e são levados para os processos de incineração fora de Lorena”.

Durante o processo de licenciamento na Cetesb foi apresentado toda uma planta das alterações que serão realizadas no local. O projeto não foi divulgado pela Prefeitura.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?