Lorena está entre municípios atendidos pelo programa Cidades Inteligentes

Lorena está entre municípios atendidos pelo programa Cidades Inteligentes

Com R$ 15 milhões investidos, ação do Estado deve levar iluminação em Led e auxiliar prefeitura em adoção de sistemas de internet pública wi-fi

Apresentação do programa Cidades Inteligente, que promete qualificar atividades com maior tecnologia (Foto: Reprodução Gesp)

Marcelo Augusto dos Santos
RMVale

Em uma cerimônia realizada na última quarta-feira (23), o governo do Estado de São Paulo lançou o programa Cidades Inteligentes, que estimula soluções tecnológicas para questões ligadas ao planejamento urbano sustentável. A ação, implantada em conjunto entre Estado e prefeituras, atende cidades como Lorena, que projeta qualificação tecnológica em serviço à população.

Com investimentos de R$ 15 milhões, além de Lorena, outros dez municípios serão beneficiados na primeira etapa, como Campos do Jordão, São Luiz do Paraitinga e Santo Antônio do Pinhal.

Em sua página no Facebook, a cidade de Cachoeira Paulista informou que irá integrar o programa do Estado, mas não especificou se foi beneficiada nesta primeira etapa. A redação do Jorna Atos procurou a Prefeitura obter mais informações, mas até o fechamento dessa edição não obtivemos respostas.

Segundo o Estado, o programa promete levar iluminação em Led aos municípios e proporcionar às prefeituras que adotem sistemas de internet pública wi-fi e conexão de diferentes serviços digitais.

Além disso, o Estado lançou outros programas como o Rápida Empresa Municipal, que vai reunir, em um único formulário, todas as informações necessárias para abertura e regularização de empresas de naturezas simples (Empresa Limitada, Empresário Individual e Empresa Individual de Responsabilidade Limitada).

O Patem (Programa de Atendimento Tecnológico aos Municípios) vai oferecer apoio técnico aos governos municipais para que desenvolvam políticas públicas segundo critérios de desenvolvimento sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas).

Já a plataforma IPT Municípios (hmunicipios.ipt.br), dará acesso a webinars (seminário online em vídeo, gravado ou ao vivo) sobre conectividade, mobilidade, gestão de resíduos, iluminação pública e outros temas ligados ao desenvolvimento urbano.

“Novas tecnologias aplicadas em escala para solucionar grandes desafios nas cidades melhoram a qualidade de vida dos cidadãos e aumentam a eficiência dos gastos públicos. O programa cidades inteligentes reconhece o protagonismo dos líderes municipais na gestão pública e promove cidades mais inteligentes, humanas e sustentáveis. Juntos vamos alavancar a tecnologia para combater desigualdades e promover uma vida mais digna, saudável, próspera e segura para nossos cidadãos, além de transformar o estado de São Paulo em referência mundial de gestão municipalista, humana e inovadora”, argumentou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?