Levantamento revela aumento de risco de epidemia de dengue em Lorena em 2019

ADL de outubro cresce 200% em comparação a julho; Prefeitura intensifica ações em áreas preocupantes

Funcionários da Vigilância Epidemiológica de Lorena, durante visita à àrea mais distante na cidade; expectativa é negativa após nova ADL (Foto: Arquivo PML)
Funcionários da Vigilância Epidemiológica, durante visita à área mais distante na cidade; expectativa é negativa após nova ADL (Foto: Arquivo PML)

Lucas Barbosa
Lorena

Apesar de não registrar nenhum caso de dengue em 2018, Lorena corre o risco de sofrer uma epidemia da doença até março do ano que vem. Um levantamento realizado pela Vigilância Epidemiológica apontou que proporcionalmente foram encontradas quatro larvas do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, em cem imóveis vistoriados.

Divulgado pela Prefeitura na última semana, o resultado de 3,9 % da ADL (Avaliação de Densidade Larvária) de outubro revelou um aumento preocupante em comparação ao resultado do último levantamento, realizado em julho, que foi de 1,3% (mais de uma larva do mosquito achada em cem residências averiguadas). O índice considerado aceitável pelo Ministério da Saúde é de até 1%.

Para a gerente da Vigilância Epidemiológica de Lorena, Helen Colino, o principal fator que contribuiu para o crescimento do índice foi a condição climática de outubro. “A chegada de uma estação mais chuvosa e quente propiciou o surgimento de criadouros. Além disso, diversos moradores não estão agindo como deveriam, já que deixam água acumulada em ralos e diversos tipos de recipientes. Apesar do último caso de dengue em Lorena ter ocorrido em abril do ano passado, estamos preocupados devido ao último resultado da ADL”.

A gerente revelou ainda que os bairros que apresentaram maior incidência de focos do mosquito no último levantamento foram Bairro da Cruz, Cidade Industrial, Jardim Novo Horizonte, Parque das Rodovias, Vila Brito, Vila Hepacaré e Vila Nunes. “Para evitar que estes locais específicos registrem casos da doença, intensificamos as ações de conscientização e de vistorias. É importante destacar que durante todo o ano, as equipes de combate estão percorrendo regularmente todas as regiões do município. Precisamos da ajuda da população para que a cidade não enfrente uma nova epidemia”.

De acordo com o cronograma da Vigilância Epidemiológica, a próxima ADL será realizada em janeiro de 2019.

Passado – Segundo dados da secretaria de Saúde, o principal surto de dengue em Lorena ocorreu em 2015, quando foram contabilizados 2.346 casos. À época, soldados do 5° BIL (Batalhão de Infantaria Leve) chegaram a atuar na fiscalização dos imóveis pelo município.
No ano passado, o número de moradores infectados pela dengue foi de 83.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?