Com epidemia declarada, Lorena cria espaço para atendimento exclusivo contra dengue

Expectativa do Município é desafogar Santa Casa e Pronto Socorro com a Unidade de Hidratação; hospital registrou alta diária de 20% nos atendimentos

Atendimento a moradores com dengue; espaço exclusivo para tratamento otimiza saúde de Lorena (Foto: Divulgação PML)

Andréa Moroni
Lorena

A situação da dengue continua alarmante na RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte). No mesmo dia em que Lorena declarou epidemia de contaminações da doença, a secretaria de Saúde deu início aos trabalhos da Unidade de Hidratação para atender, de forma exclusiva, pacientes com suspeita de dengue. O serviço é realizado no Ambulatório de Especialidades 2, o Inamps, na rua Tupi, nº 350, na Vila Hepacaré.

Até esta terça-feira (27), Lorena tem 830 notificações de dengue e 473 casos confirmados. Os bairros com maior incidência da doença são Olaria, Vila Nunes e Bairro da Cruz. Com número acima de quatrocentos casos, a Prefeitura decretou estado de epidemia.

Com números crescentes, a população tem procurado atendimento, mas nem sempre no local correto. A diretora da Vigilância Epidemiológica, Adriani de Freitas, explicou que a nova unidade tem como objetivo desafogar o Pronto Socorro da cidade, que tem registrado demora de mais de quatro horas para atendimento, devido à demanda elevado pelos casos de dengue. “Os casos mais leves de dengue, de acordo com a classificação, serão atendidos na unidade. Inclusive, o teste de dengue é feito aqui e os exames laboratoriais. Só os casos mais graves serão encaminhados à Santa Casa”.

O superintendente da Santa Casa, Dario Costa informou que o aumento de casos de dengue tem afetado diretamente o atendimento do Pronto Socorro. “Temos picos de atendimento, um dia muito alto e no outro normal. A demora acontece porque além de pacientes com suspeita de dengue temos outros casos de urgência e emergência”.

O aumento médio tem sido de 20% nos atendimentos diários devido ao crescimento de casos. “O paciente com dengue precisa de repouso e hidratação, por isso o atendimento demora. Agora com a abertura da Unidade de Hidratação pela Prefeitura, acredito que a população vai buscar atendimento nesse local e nos postinhos, deixando para a Santa Casa os casos mais graves”.

O superintendente informou que a equipe médica do hospital está preparada para atender a todos os que procuram o Pronto Socorro, mas que a demora se ocorrer é devido ao atendimento preferencial aos casos de urgência e emergência.

A secretária informou que a Unidade de Hidratação conta com uma médica, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários à disposição para avaliar o paciente, além de uma ambulância para encaminhar os casos mais graves. “O atendimento é feito de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h. Antes do fechamento da unidade, nós distribuímos senhas para que todas as pessoas que estejam no local sejam atendidas. Nos finais de semana, o atendimento segue no Pronto Socorro”.

Além da Unidade de Hidratação, as oito UBS’s (Unidade Básica de Saúde) e as dez ESF’s (Estratégias de Saúde da Família) continuam atendendo os moradores com suspeita de dengue nos bairros. Os sintomas da dengue são: febre, dor de cabeça, dor no corpo, nos olhos, vômito e diarreia.

A Vigilância Epidemiológica continua com as ações de combate ao mosquito Aedes aegypt nos bairros do município. “Todos os dias, inclusive aos finais de semana, os agentes da Vigilância Epidemiológica visitam as casas para fazer a nebulização e orientar os moradores como evitar criadouros do mosquito. Também o carro fumacê está percorrendo os bairros. Se a população não fizer a sua parte, evitando criadouros do mosquito, a situação vai ficar mais grave. A Prefeitura está fazendo a parte dela”.

Óbito – Uma mulher de 29 anos, moradora de Cachoeira Paulista, morreu, no último sábado (24), de dengue grave na Santa Casa de Lorena. A paciente procurou atendimento no Pronto Socorro e acabou falecendo no segundo dia de atendimento. “O caso será investigado e enviado ao Estado pela secretaria de Saúde de Cachoeira. Nós passamos todo o prontuário para lá”, contou a secretária.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?