Saae de Aparecida recebe R$ 5 milhões em recursos do Fehidro

Verba, que já recebeu autorização da Câmara, tem uso definido para plano de tratamento de esgoto e o abastecimento de água

Estação de Tratamento de Esgoto, de Aparecida, que vai receber melhorias com recurso da Fehidro (Foto: Arquivo Atos)

Andréa Moroni
Aparecida

A Câmara de Aparecida aprovou, por unanimidade, o projeto que autoriza o Executivo a criar crédito especial proveniente de recursos de convênios firmado com o Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos). O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) receberá cerca de R$ 5 milhões.

A verba será utilizada para ampliação e melhoria nas estações elevatórias do Saae, além da melhoria no controle do abastecimento de água. Segundo a justificativa do projeto, “… a proposta busca um equilíbrio do sistema de abastecimento visando uma quantificação confiável dos índices de perdas de água, tornando o seu controle seguro e continue combatendo gradualmente as perdas detectadas”.

A estação elevatória é formada por equipamentos que têm o objetivo de encaminhar os efluentes sanitários (resíduos produzidos por indústrias, atividades agrícolas ou ambientes domésticos e descartados no meio ambiente na forma de líquidos ou gases) até a rede de coleta de esgoto ou diretamente para a Estação de Tratamento de Esgoto. Aparecida possui nove estações elevatórias. “Das 9, apenas 7 unidades operam e de forma precária. Os principais problemas são válvulas de retenção inadequada para uso em estações elevatórias de esgoto, bomba queimada ou abaixo da capacidade”.

Segundo o Saae de Aparecida, o sistema de coleta de esgoto é deficiente no município. A autarquia informa que nem todo esgoto é coletado e não é possível informar um dado exato do percentual de coleta.

Para o Saae, o maior problema em relação a rede de esgoto é |o percentual de tratamento de esgotos no município, que atualmente é de 0%. A cidade possui uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), contemplada pelo Programa Água Limpa, porém, devido as alterações na execução do projeto está apresentando falhas em seu funcionamento. “Por isso, a autarquia buscou recursos extemos e foi comtemplada com recursos do Fehidro para readequação e execução dos projetos apresentados”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?