Chuva forte rompe tubulações e causa transtornos nas ruas de Lorena e Canas
Sabesp faz obras de recuperação nas duas cidades sem datas para liberação de acessos; via lorenense é utilizada como rota alternativa para horário de pico
Andréa Moroni
Lorena
Um vazamento na tubulação da Sabesp e a chuva forte, que atingiu Lorena na última sexta-feira (10), deixaram a rua 24 de abril, entre os bairros da Olaria e Mondesir, totalmente interditada.
Segundo a Defesa Civil, na sexta-feira foram mais de 120 mm de chuva, em um período de cerca de cinco horas. O volume de água fez ceder parte da via que passa pela ponte.
A secretária de Obras de Lorena, Rosana Reis, informou que o vazamento ocasionou o solapamento da rua e foi preciso fazer a interdição da via. “Mas nós já acionamos a Sabesp e eles vão tomar providências. A chuva acabou contribuindo para que o local ficasse intransitável”.
A assessoria da Sabesp informou, em de nota, que a rua 24 de abril está interditada “em virtude do transbordamento do Ribeirão Tabuão, que alagou e causou estragos na via, inclusive, no poço de visita da rede coletora de esgoto localizada na via, na madrugada de sábado (11)”.
Ainda segundo o texto, a “Prefeitura de Lorena e a Sabesp estão desenvolvendo ação conjunta para recuperar o que foi danificado pela enchente, no entanto, ainda não há prazo para conclusão dos serviços”.
Além de fazer a ligação entre os bairros Vila Zélia, Olaria e Mondesir, a rua 24 de abril é utilizada como rota alternativa ao movimento na avenida Peixoto de Castro, principal acesso da cidade pela rodovia Presidente Dutra, com destaque para os horários de pico.
Canas – A chuva também causou prejuízos à rede da Sabesp em Canas. A estatal está realizando manutenção emergencial em redes danificadas nas ruas do Meio e na Homero Ortiz Marcondes, região central.
No sábado (11), houve rompimento da tubulação de água sob a ponte, em decorrência da forte chuva que atingiu o município nos últimos dias. Equipes da Sabesp estão trabalhando no local para resolver o problema.
Os reparos emergenciais, somados ao alto consumo de água registrado, dificultaram a recuperação do nível dos reservatórios e causaram dificuldades no abastecimento. A Prefeitura informou que é recomendável o uso consciente do volume da caixa-d’água dos imóveis até a recuperação integral do sistema.
Ocorrências podem ser registradas pelos telefones 195 ou 0800 055 0195, pelo WhatsApp 11-3388-8000 (mensagens de texto) ou no site agenciavirtual.sabesp.com.br.