Aceg inaugura Memorial ‘Paulo Santos Klinkerfuss’ com homenagem a personagem histórico do comércio de Guará

Evento reuniu membros da Associação, amigos e familiares do empresário que dá nome ao novo espaço; projeto reúne ideias e histórias do empreendedorismo

Filhas, genro e esposa; família acompanhou o homenageado durante o evento realizado na sede da Aceg (Foto: Fabiana Cugolo)

Fabiana Cugolo
Guaratinguetá

A Aceg (Associação Comercial e Empresarial de Guaratinguetá) inaugurou, no dia 25, o Memorial ‘Paulo Santos Klinkerfuss’, um espaço, dentro da sede da Associação, que conta com objetos, fotos e documentos da história do comércio, e, consequentemente, da cidade de Guaratinguetá. O grande homenageado é um dos diretores da Aceg, Paulo Santos Klinkerfuss, que compõe a diretoria do órgão há mais de meio século.

Nascido no dia 3 de dezembro de 1929, em Camanducaia-MG, Paulo viveu e atuou na área comercial em Ourinhos, interior de São Paulo e anos depois, o trabalho fez com que viesse, em 1964, para Guaratinguetá, onde mora até hoje com a família. O mineiro e cidadão honorário guaratinguetaense já atuou como auditor das Casas Pernambucanas, e por volta do ano de 1970, seguiu para o desafio de ser um empresário do comércio, quando adquiriu a loja de roupas infantis ‘Branca de Neve’ e depois com a ‘Rejor Modas’, ambas no Centro de Guaratinguetá. Com o destaque na área, a convite da Aceg, em especial do amigo pessoal Jorge Issa, começou a fazer parte da Associação.

Em entrevista ao Jornal Atos, Paulo Klinkerfuss contou sobre a emoção de receber a homenagem e revelou que foi surpreendido no evento. “Aí é que entra a beleza, ninguém me contou! Eu fui convidado normalmente, minha família ficou sabendo e me disseram ‘nós vamos também’. Eu, absolutamente, não imaginei nada, tanto que no momento de descerrar a placa, com meu querido companheiro Jorge Issa do meu lado, foi uma surpresa tão grande, que, pela minha idade, não sei como segurei. Eu e minha família estamos contentes, afinal de contas, está lá (no Memorial) o Klinkerfuss para a eternidade”, relatou.

O empresário destacou o trabalho da Aceg, que, de acordo com diretor, vem fazendo muito pela cidade e atua rigorosamente a favor de tudo que seja positivo para o município. “Agora, para minha surpresa, meu nome está no Memorial. Isso me alegrou e me alegra imensamente, isso é fruto de um trabalho grande, de anos, mas sempre em prol do nosso comércio, que é importante, pujante. Através da nossa Associação, sempre as coisas melhoram, porque todos os diretores que estão lá dentro e os presidentes que passaram, e o atual, foram e são ótimos. O atual é dinâmico, trabalhador e lutador pelas coisas novas, que é o que nós precisamos, modernização”, exaltou.

Ainda na conversa com a reportagem do Atos, Paulo Klinkerfuss contou sobre o fato que para ele é considerada a ação mais importante que já participou pela Aceg. “O fato que me deixou muito emocionado, durante todo esse tempo, foi a felicidade que eu tive de participar, de trazer para Guaratinguetá o Corpo de Bombeiros. É uma coisa que não tem explicação, na época tinha um carro aqui para atender a região”, revelou. “O presidente da Associação era Paulo Lúcio da Silva, um grande amigo que já faleceu, muito querido, que eu tinha como um irmão. Nós dois, junto à diretoria, lutamos imensamente para trazermos o Corpo de Bombeiros para a cidade. É um orgulho para nós”, salientou.

Guilherme Gigli entrega placa a Klinkerfuss; homenagem por trabalho (Foto: Fabiana Cugolo)

Amigo Issa! – Amizade que vai muito além do trabalho e do comércio, Jorge Issa, proprietário das Lojas Teddy, atendeu a reportagem do Atos para falar sobre a homenagem e contar sobre a parceria que tem desde 1956 com Paulo Klinkerfuss. Issa relatou que conheceu Paulo quando foi para a São Paulo ser fiscal das ‘Casas Pernambucanas’, e Klinkerfuss já trabalhava na empresa. Um trabalho com muitas viagens, pela grande quantidade de lojas, e com ações que eram escalados para atuar juntos, o que fortaleceu a amizade dos dois.

“Depois que completei cinco anos viajando pelas ‘Casas Pernambucanas’ eu pedi para parar de viajar. O Paulo também pediu (um ano antes). Era gostoso, mas era muito cansativo, não existia o conforto que temos hoje. O Paulo foi designado para Ourinhos e eu para Guaratinguetá”, contou. “Depois de um certo tempo, não é que o Paulo é designado para vir para Guaratinguetá também? Uma coisa impressionante, a nossa amizade não é à toa que ela é muito gostosa, muito forte. Tomávamos nosso ‘cafezinho’ todos os dias juntos, conversávamos, íamos aos eventos juntos”, descreveu Issa, que ainda destacou que foi ele que vendeu a ‘Rejor Modas’, da qual era proprietário, a Klinkerfuss.

Parceria com muitas coincidências do destino, o amigo de longa data esteve ao lado do homenageado na inauguração do Memorial. “Uma homenagem muito merecida, o Paulo é um camarada espetacular”, destacou Issa.

Gigli e a homenagem no Memorial – O Memorial ‘Paulo Santos Klinkerfuss’, inaugurado recentemente dentro da sede da Aceg, conta com itens históricos, jornais, documentos e fotos de momentos marcantes da história do comércio e da Associação paralelos a história de Guaratinguetá.

O prédio é marcante na história, não só da cidade, mas do estado e do país, com a passagem de Dom Pedro 1, que pousou no local no dia 19 de agosto de 1822, quando estava em sua rota para declarar a independência do Brasil, e como uma das bases do Exército na Revolução Constitucionalista de 1932.

O presidente da Aceg, Guilherme Gigli, destacou ao Jornal Atos como foi idealizado o espaço. “Começamos a perceber que na data de 7 de setembro, no ano passado marcado pelos duzentos anos, nós recebemos muitas escolas, redes de televisão, rádio e jornais, e vimos a importância que realmente tem esse prédio. Então, surgiu a ideia de fazermos o memorial, para contarmos toda essa história do prédio, desde a época do Império, Revolução e até hoje que é a sede da Associação Comercial”, explicou.

A ideia da homenagem a Paulo Klinkerfuss, de acordo com Gigli, foi discutida pelos diretores e a sugestão do nome veio da ex-vice-presidente da instituição, Silmara Bitencourt. “O Paulo é um empresário muito antigo na cidade, passou por gerações, há mais de 50 anos como associado. É uma pessoa que todo mundo gosta, participou de diversas gestões. Foi uma homenagem muito bonita e ele ficou muito emocionado”, explanou.

O Memorial ‘Paulo Santos Klinkerfuss’ está aberto em horário comercial para visitas do público e, segundo a Aceg, as pessoas que tiverem itens históricos das épocas que compõem a sala podem doá-los para a exposição. A Aceg está localizada à rua Marechal Deodoro, nº 67, no Centro de Guaratinguetá.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?