Yasumura questiona arrecadação da zona azul em Guará

Vereador cobra destino do dinheiro, e repudia cobrança em frente a hospitais e escolas

Ponto de arrecadação enfrente ao Frei Galvão é questionado (Carlos Pimentel)
Ponto de arrecadação enfrente ao Frei Galvão é questionado (Carlos Pimentel)

Carlos Pimentel
Guaratinguetá

O vereador Regis Yasumura (PTB) apresentou na Câmara um requerimento solicitando informações referentes aos trabalhos do estacionamento rotativo desenvolvidos na cidade. O parlamentar questionou sobre o quanto o município arrecadou de setembro de 2015 até o momento com o sistema, onde e de que forma o recurso é aplicado.
“As pessoas me perguntam nas ruas onde este dinheiro está sendo aplicado, mas, sinceramente, eu não sei. A Prefeitura não falou nada e também não teve prestação de contas”, comentou Yasumura.
O sistema rotativo de estacionamento voltou a ser operado no dia 31 de agosto de 2015, na região central e proximidades de hospitais de Guaratinguetá. O modelo funciona com 1.200 vagas e o sistema opera de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h e aos sábados das 9h às 13h (exceto domingos e feriados). Foram instalados 26 parquímetros e o uso do espaço custa de R$ 1 a R$ 3, de acordo com a permanência do motorista.
Régis Yasumura defendeu a cobrança do estacionamento rotativo na área central da cidade, pois segundo ele, é um ato de modernização. Porém em algumas localidades a instalação dos parquímetros causam transtornos à população, como em frente a escolas e hospitais. “Eu repudio totalmente a cobrança em frente a hospitais e escolas, isso é um tapa na cara da sociedade. É um absurdo. Como alguém que vai em busca de um atendimento na Saúde vai saber quanto tempo vai precisar ou vai demorar, pois até receber todo atendimento leva tempo e não dá para, além de estar enfermo, ter o desprazer de receber uma multa por ter excedido o tempo”, ressaltou.
Solução? – A empresa AC Park vai atender à solicitação da população para a extensão do tempo de uso e permanência máxima nas vagas que abrangem o estacionamento regulamentado pago, nas proximidades dos hospitais do município, Frei Galvão e Santa Casa. Decidiram em comum acordo entre o Departamento de Trânsito e a concessionária, e fizeram algumas revisões. Foi denominada “Zona Verde”, com sinalização específica e horário de funcionamento igual às áreas de Zona Azul, das 9h às 17h. O tempo de permanência na “Zona Verde” é de no mínimo trinta minutos e no máximo três horas, sendo obrigatório a remoção do veículo ou estacionar em outra vaga após este período.
Com isso, a Prefeitura de Guaratinguetá vai manter a cobrança em frente aos hospitais, e a partir de abril implantar a Zona Verde. Segundo o coordenador de Trânsito, Marcelo Pazzini, os usuários terão uma hora a mais para utilizar o espaço. “O motorista não precisa retirar seu carro. Se houver a necessidade de novas mudanças, vamos fazer novos estudos.Mesmo com a mudança, o vereador não ficou satisfeito, e defende que o ideal é que a cobrança não seja feita em frente a hospitais e escolas. “O correto é que não haja a cobrança nestas localidades. Há tantos locais que podem ser explorados pelo estacionamento rotativo, e acredito que nos locais que citei, não há nenhuma necessidade”, salientou Régis Yasumura.
Os valores arrecadados pela empresa de setembro de 2015 até o momento não foram informados.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?