Cresce número de roubos e furtos de celulares em Aparecida

Com 50% de acréscimos nos delitos, autoridades recomendam reeducação no uso dos aparelhos

Moça confere tablet em plena praça central da cidade, onde os roubos dos aparelhos são frequentes (Arquivo Atos)
Moça confere tablet em plena praça central da cidade, onde os roubos dos aparelhos são frequentes (Arquivo Atos)

Rafael Rodrigues
Aparecida

A Polícia Militar registrou aumento de quase 50% no roubo de telefones móveis na cidade em fevereiro, em comparação com o mês anterior. Se contar o primeiro bimestre de 2016, o aumento nos casos chega a ultrapassar os 70% em relação aos dois últimos meses de 2015.
De acordo com dados do 23º BPMI (Batalhão da Polícia Militar do Interior), em dezembro, por exemplo, houve o registro de apenas dois roubos, enquanto durante o mês de fevereiro desse ano, dez pessoas passaram por esse problema, incluindo Moreira.
De acordo com o comandante da PM em Aparecida, capitão Doriedson Galvão, no fechamento dos dados do primeiro bimestre foi verificado que houve aumento no roubo de celulares, o que reforçou a preocupação das autoridades. “Durante as análises dos índices criminais, nos chamou atenção as ações de assaltos e com objetivo nos celulares, mesmo depois de diversas orientações e até mesmo uma queda no número de ações no fim do ano passado”.
Em casos de roubo ou furto, a vítima pode deixar no boletim de ocorrência o registro do celular, para que a Polícia Militar possa identificá-lo, caso ele seja apreendido com alguma pessoa. Esse serviço à disposição da PM é uma nova ferramenta para tentar coibir o furto e roubo de celulares.
Doriedson disse que um banco de dados com um número de registro está à disposição dos policiais para averiguação em caso de apreensão. “A Polícia Militar criou um banco de dados com os números do Imei, que é um código internacional referenciado para cada celular. O usuário pode registrar o número no boletim de ocorrência”.
Imei é a sigla para International Mobile Equipament Identity, que em português significa “Identificação Internacional de Equipamento Móvel”, ou seja, é um número único que identifica cada aparelho de telefone celular. Doriedson explicou que a melhor forma de se obter o Imei é digitar direto no aparelho o código *#06#.
O capitão da PM orientou ainda os moradores para que tenham cautela no uso dos celulares, para evitar problemas. “A gente pede ajuda da população para tomar algumas atitudes preventivas. Sabemos do gosto da população de fazer uso de um smartphone, de estar ligado em redes sociais, mas vale um pouco de precaução, mesmo porque a atitude dos criminosos é rápida e eles não escolhem aparelho, e qualquer um pode ser vítima dessa ação”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?