Vereador pede cemitério público de animais em Guaratinguetá

Luizão da Casa de Ração quer local apropriado para enterrar animais de pequeno e médio porte

Carlos Pimentel

Guaratinguetá

O vereador Luiz Carlos Hummel, o Luizão da Casa de Ração (PR), apresentou um requerimento na Câmara de Guaratinguetá, aprovado por unanimidade, que solicita informações sobre a existência de medidas tomadas pela Prefeitura, visando a implantação de um cemitério público de animais na cidade.

Segundo o vereador, diversos animais de pequeno e grande porte são mortos ao logo das vias públicas, na maioria das vezes são jogados nos rios ou enterrados em terrenos baldios, contaminando assim lençóis freáticos e transmitindo doenças. “A melhor maneira de evitarmos a destinação de forma incorreta destes animais é a criação de um cemitério público de animais, pois além do respeito ao animal, contempla acima de tudo a saúde pública e o meio ambiente, evitando que as pessoas joguem ou enterrem em locais inadequados, impedindo assim, a proliferação de insetos e transmissão de doenças”, explicou

O parlamentar anexou ao requerimento, fotos de animais mortos que foram jogados em vias públicas bem como as carcaças dos animais que são jogados em lixões, terrenos baldios, praças e até mesmo nas ruas. “O requerimento foi confeccionado após muitas reclamações da população principalmente de áreas rurais que encontram animais mortos jogados nas vias, juntando urubu e outros bichos. Outro dia morreu um cavalo no Parque São Francisco e não tinha onde enterrar este animal”, salientou.

A princípio, Luizão havia entrado com um requerimento pedindo um crematório de animais, porém foi informado que o custo de um crematório seria alto. Com isso, ele mudou o requerimento, e agora, pede a criação de um cemitério para animais. E, para implementar essa medida, a Prefeitura poderia valer-se de parcerias com a iniciativa privada, como a Basf, por exemplo, que sempre apoia iniciativa ambientais no município. “Acredito que o prefeito vai ouvir a aclamação do povo com muito carinho e vai destinar um espaço para que os animais sejam enterrados. O cemitério seria também, um alento aos proprietários de animais de estimação que contariam com um local apropriado para enterrá-los. Também para animais de grande porte que são jogados em áreas públicas após a morte”, concluiu.

Sobre o requerimento, o Jornal Atos não obteve resposta do Executivo.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?