Moradores cobram fim da taxa de iluminação pública de Cachoeira Paulista

Grupo afirma que recurso não vem sendo revertido em melhorias; Prefeitura anuncia contratação de empresa

Lucas Barbosa

Cachoeira Paulista

Cansados de conviver diariamente com a falta de iluminação pública adequada, moradores de Cachoeira Paulista cobram o fim do pagamento obrigatório da CIP (Contribuição da Iluminação Pública).

Em agosto, o Jornal Atos publicou uma reportagem mostrando o descontentamento de moradores do Centro, Margem Esquerda, Pitéu, Vila Carmem e Turma do 26, com a grande quantidade de postes apagados e danificados espalhados pelos bairros. Na ocasião, a Prefeitura informou que estava tomando todas as medidas necessárias para reparar as falhas.

No início do mês, moradores manifestaram o desejo de parar de contribuir com a CIP (Contribuição da Iluminação Pública), que é uma taxa de R$ 2,72 cobrada obrigatoriamente na conta de energia elétrica.

“Ninguém aguenta mais andar a noite e ver dezenas de postes queimados ou piscando. A Prefeitura deveria utilizar melhor os recursos arrecadados nesta taxa. O prefeito, João Luiz (PSB), tem que se lembrar de que Cachoeira é uma cidade turística e que o mínimo que pode oferecer é uma cidade iluminada”, criticou o morador da Margem Esquerda, Luiz Carlos dos Santos.

De acordo com o aposentado Elias Ávilla, outros bairros populosos vêm sofrendo com problemas no sistema de iluminação público. “Em frente ao Posto de Saúde do Centro está sem luz em uns 3 ou 4 postes.  A luz que ilumina a frente do posto é a do ponto de taxi”, lamentou o morador que queixou-se o problema que já ocorre há seis meses.

Durante a elaboração da reportagem, moradores da Vila Carmen, Vila Cacarro e Margem Esquerda afirmaram que o falho sistema de iluminação dos bairros, diariamente deixa a população no escuro. Os reclamantes cobram ainda que a CIP deveria acabar, já que o Executivo não vem fazendo as melhorias necessárias. “R$ 2,72 não mata ninguém, mas mesmo assim está doendo todo mês ter que pagar e não ver retorno algum. Meu bairro já é violento, sem luz então muita gente fica aproveitando para consumirem drogas nas calçadas”, afirmou a dona de casa Benedita Aparecia Gonçalves, moradora do São João.

Resposta – Em nota oficial, a Prefeitura informou que houve um atraso no processo licitatório para a escolha da empresa que faria reparos no sistema de iluminação. O Executivo afirmou que este problema, já foi solucionado esta semana e a empresa responsável, que iniciou os reparos na última quinta-feira, já está com um cronograma e um itinerário com todos os pontos da cidade que estão com problemas na iluminação.

Em relação ao fim da cobrança, a nota ressalta que não há a menor possibilidade disto acontecer, pois este recurso arrecadado não paga apenas a manutenção, mas sim o consumo da energia pública. Além disso, se a Prefeitura deixar de cobrar a CIP pode incorrer nas sanções previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?