Série de palestras abrem caminhos para empreendedores da região

Empretec auxilia comportamento de novos empresários; ação realizada em Pinda e Guará

Participantes do Empretec assistem a palestra sobre empreendedorismo; os cursos acontecem em Pinda e Guaratinguetá (Colaboração / Ciete Silvério)
Participantes do Empretec assistem a palestra sobre empreendedorismo; os cursos acontecem em Pinda e Guaratinguetá (Colaboração / Ciete Silvério)

Lucas Barbosa
Guaratinguetá

Com o objetivo de desenvolver o comportamento empreendedor nos moradores do Vale do Paraíba, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) oferece em diversas cidades da região o Empretec. A metodologia, criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) busca auxiliar o trabalho de criação de novas oportunidades no empreendedorismo.
Criado em 1993, o Empretec é realizado exclusivamente pelo Sebrae e já capacitou mais 215 novos empreendedores em 9,1 mil turmas do país. A estimativa da organização é que anualmente a metodologia capacite aproximadamente dez mil participantes.
Segundo um levantamento realizado pelo Sebrae em 2014, com 1314 empresários, 75,4% dos entrevistados confirmaram o aumento do lucro mensal após participarem do Empretec.
De acordo com a analista do Sebrae, Marcia Mendes Coelho, a metodologia tem como objetivo auxiliar os empreendedores a qualificarem seu desempenho empresarial e saibam enxergar com mais clareza oportunidades de crescimento. “Buscamos contribuir para que o empreendedor melhore seu comportamento no cotidiano da empresa, como a forma que ele negocia com fornecedores e como atende os clientes. Aqui no Vale, desde 1997 esta metodologia já contribuiu para que dezenas de empreendedores alcançassem uma melhora considerável na parte financeira e administrativa de seus negócios”.
Marcia destacou ainda que a crise econômica que o país enfrenta, e que culminou num grande número de demissões, pode acabar ‘forçando’ o surgimento de novos empreendedores. “Geralmente quando o trabalhador acaba demitido ele é obrigado a sair da sua zona de conforto e buscar novos caminhos. Isto fatalmente contribui para que um grande número de brasileiros abram negócios próprios. A meta do Empretec é que ele possa auxiliar neste momento de transição”, finalizou.
Atendimento – Os interessados em participar do Empretec, devem comparecer todas as quartas-feiras na sede do Sebrae em Guaratinguetá, que fica localizada, na rua Duque de Caxias no Centro.
Nesta quinta-feira, os moradores de Pindamonhangaba poderão participar de uma palestra preliminar na Acip (Associação Comercial e Industrial de Pindamonhangaba) a partir das 10h.
Em Lorena, a palestra preliminar seria realizada na Acial (Associação Comercial e Empresarial de Lorena), na última terça-feira, mas devido ao baixo número de interessados, o evento não foi realizado.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?