Saúde de Guará atualiza números da Covid-19 e reforça Dia D de vacinação

Em coletiva, secretária mostra avanço da imunização e divulga novo público para doses nesta semana

Aplicação de vacina contra a Covid-19 em Guaratinguetá, cidade realiza dia D contra a doença (Foto: Reprodução PMG)

Fabiana Cugolo
Guaratinguetá 

Durante coletiva de imprensa realizada na última terça-feira (15), na secretaria de Saúde de Guaratinguetá, a responsável pela pasta, Maristela Macedo, destacou os números da vacinação contra Covid-19 e da Influenza na cidade. Outros anúncios foram feitos, como o “Dia D” de vacinação no próximo sábado (19) e o lançamento de um aplicativo de monitoramento e orientação contra o novo coronavírus.

Os números do andamento da vacinação contra Covid-19 mostram 37.275 pessoas que já receberam a primeira dose até a última terça-feira (15), e 16.996 segundas doses aplicadas, totalizando 54.271 que já receberam alguma dose dos imunizantes. No dia da coletiva, o público-alvo da vacinação foram pessoas de 57 anos sem comorbidades. A intenção é diminuir a aglomeração nos pontos de vacinação durante a semana. A partir desta quarta-feira (16), a imunização foca o grupo que vai de 56 a 50 anos, sem comorbidades.

O Dia D da vacinação também foi reforçado durante a entrevista. No próximo sábado (19), o principal alvo será a vacinação contra Influenza, que segundo a secretária, tem registrado baixa procura na cidade. Também serão disponibilizadas primeiras e segundas doses contra Covid-19 para todos os grupos anteriormente anunciados. “Os nossos números de vacinação da gripe estão extremamente baixos. Crianças 49%, gestantes 45%, puérperas 41%, idosos, que são nosso foco principal nessa campanha, apenas 37% se vacinaram. E profissionais de saúde somente 30%”, frisou Maristela.

O local de vacinação no Dia D será a praça Conselheiro Rodrigues Alves, no Centro, que terá uma tenda. “Vamos levar bastante funcionários para evitar aglomeração. A gripe é uma vacina rápida, pois ela não requer todas as informações que são pedidas na da Covid, e também não é necessária conexão de internet no local. Então vai ser algo rápido, para melhorarmos esses indicadores”, completou.

A vacinação na praça será das 8h às 13h. Já a vacinação contra Covid-19, onde será possível receber primeira ou segunda dose, será realizada no Espaço Multiuso, também na região central, das 8h às 16h.

Aplicativo – Guaratinguetá lança na próxima semana um aplicativo para relatar sintomas da Covid e monitorar pacientes. Na ferramenta, o morador pode se cadastrar, relatar e atualizar os sintomas, e logo após, recebe notificações recomendando procurar o Pronto Socorro, Hospital de Campanha, ou para que permaneça em casa.

Outra função será a de orientações, como, avisos de campanhas e locais de vacinação. O nome do aplicativo será divulgado no lançamento oficial. A expectativa é de que aconteça na próxima terça-feira (29).

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?