Projeto para novo Santuário de Frei Galvão é apresentado com autorização de reformas

Cerimônia mostra futuro templo em homenagem ao primeiro santo brasileiro da Igreja Católica; expectativa de alavancar turismo com criação de novo espaço para atrair romeiros para cidade

Planta de novo Santuário para Frei Galvão, em Guaratinguetá; prefeito apresentou projeto durante reunião com Arquidiocese de Aparecida (Foto: Divulgação)
Planta de novo Santuário para Frei Galvão, em Guará; prefeito apresentou projeto durante reunião com Arquidiocese de Aparecida (Foto: Divulgação)
Leandro Oliveira
Guaratinguetá
Foi assinado nesta semana o alvará de autorização de início das obras de construção do novo Santuário de Frei Galvão. A cerimônia contou com representantes do Executivo e da Arquidiocese de Aparecida, que será responsável pelo projeto.

A permissão para construção foi assinada na última quinta-feira pelo prefeito de Guaratinguetá, Marcus Soliva (PSB), que trata o setor turístico-religioso como um dos mais importantes do município, e vê no projeto a possibilidade da cidade solidificar de vez o turismo como opção para o desenvolvimento local.

O projeto apresentado contempla uma área de construção de 52 mil m², com igreja com capacidade para três mil fiéis, praças de celebrações com capacidade para até dez mil pessoas, capelas e um monumento de Frei Galvão de 28 metros de altura.

Também estão previstas as construções de um mirante para receber até setenta pessoas, um Centro de Memória e Cultura, estacionamento, além de um parque de mais de 20 mil m², que funcionará como uma área de lazer, caminhada e oração. De acordo com a área de Comunicação da Prefeitura, o espaço vai contar com sanitários e playground.

A construção será num antigo terreno da Codesg (Companhia de Desenvolvimento de Guaratinguetá), doado pelo município à Arquidiocese de Aparecida. O início das obras ainda não está previsto, mas dom Orlando Brandes, arcebispo da Arquidiocese de Aparecida, ressaltou que será o quanto antes. “Primeiro faremos a terraplanagem, depois o cercamento do terreno, acesso ao monumento de Frei Galvão e o parque”.

O engenheiro responsável pelo projeto, Érick Pieri, destacou que o novo Santuário será um marco para Guaratinguetá e região. “O projeto foi feito a várias mãos e a gente consegue entregar para Guaratinguetá um novo referencial”, salientou.

Soliva apontou que a obra pode dar ao município um salto no desenvolvimento. “Vai trazer fonte de geração de emprego, de renda, mais fiéis vindo a Guaratinguetá visitar o Santuário. Trata-se de uma obra monumental, de grande porte”.

O Santuário de Frei Galvão fica no Jardim do Vale, e sua área total será de aproximadamente 92 mil m².

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?