Prefeitura de Guará projeta calçadão na Dr. Martiniano em nova estrutura do Turismo

Obra faz parte de planejamento para o Circuito Turístico; secretaria ouve comerciantes e moradores

Rua Dr. Martiniano, no Centro de Guará, que passará por obra com a criação de um calçadão; proposta faz parte de projeto para centro turístico (Foto: Larissa Diamantino)
Rua Dr. Martiniano, no Centro de Guará, que passará por obra com a criação de um calçadão (Foto: Larissa Diamantino)

Larissa Diamantino
Guaratinguetá

Saindo da Estação Ferroviária até a igreja de Santo Antônio, na praça Santo Antônio, a secretaria de Turismo de Guaratinguetá iniciou um projeto de alargamento das calçadas da rua Dr. Martiniano. A proposta do calçadão deve atender a demanda de circulação de romeiros e turistas, projetada na cidade com a estruturação do circuito, na região central da cidade.

Em processo licitatório, a secretaria realizou na última terça-feira uma reunião com comerciantes, moradores e empresários que atuam na rua Dr. Martiniano, que conta ainda com o Mercado Municipal. A obra, orçada em R$ 896.678,37, faz parte da segunda fase das obras, que contam com a “Estação Turismo: Centro de Recepção ao Turista e Revitalização do Centro”.

Segundo o secretário da pasta, João Pita, o objetivo é aumentar as calçadas, bloqueando a parada de carros e disponibilizar acesso amplo para a passagem de pedestres. “A ideia da obra partiu de um conjunto de parcerias, a fim de interligar o circuito turístico do município, saindo do Centro Multiuso, se deslocando pelo túnel até o Mercado Municipal, subindo para a igreja Santo Antônio e finalizando na Casa de Frei Galvão”, explicou o secretário.

Em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e a Aceg (Associação Comercial de Guaratinguetá), a secretaria de Turismo recebeu moradores e comerciantes para uma apresentação do projeto, a fim de demonstrar, em questões empreendedoras, qual o benefício do projeto para o mercado local.

Segundo o comerciante Edson Reis, a expectativa é de que haja conforto aos visitantes e aumento o fluxo turístico. “Eu só fico na dúvida com relação ao estacionamento dos ônibus, que está programado para ser instalado próximo ao Centro Multiuso, que fica perto ao IML (Instituto Médico Legal). Acredito que possa colidir”, ressaltou o comerciante Edson Reis.

Donos de estabelecimentos na região ressaltam a importância da obra para o circuito turístico, e aprovam o empreendimento.
O convênio do processo licitatório está em fase de aprovação, e somente após esta etapa o projeto será votado na Câmara.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?