População reclama de demora no atendimento do PS Infantil em Guará

Santa Casa aponta para aumento de demanda como motivador do problema e garante que situação já foi normalizada

Santa Casa de Guará; atendimento médico segue com reclamações pela demora nas consultas (Foto: Reprodução Santa Casa)

Andréa Moroni
Guaratinguetá

O presidente da Câmara de Guaratinguetá, Arilson Santos (PSC), usou suas redes sociais para denunciar a demora no atendimento no novo Pronto Socorro Materno Infantil da cidade. De acordo com a Santa Casa, o aumento da demanda tem prejudicado o serviço.

Segundo o parlamentar, o caso foi registrado na última segunda-feira (3). “Eu estava na sessão de Câmara e, no final, recebi ligações de várias mães que estavam esperando por atendimento. Eu saí da Câmara e fui até o local. Chegando lá, eu me deparei com várias mães aguardando por atendimento. Tinha uma que estava há sete horas esperando”, contou Arilson.

O vereador ressaltou que o local de atendimento é pequeno e estava lotado de pais com seus filhos. “O espaço para espera é muito pequeno e, naquele dia, apenas dois pediatras estavam atendendo a demanda”.

Arilson disse que sabe que o local está em fase de adaptação, mas que a mudança já estava programada. “Nós vamos questionar a prefeitura sobre o número de médicos disponibilizados, já que a cidade toda procura atendimento ali para casos de urgência/emergência”.

O diretor Administrativo da Santa Casa, André Barros Monteiro Junior, disse que o aumento de demanda aconteceu no Pronto Socorro Infantil e, não no setor de maternidade. “Devido ao aumento de casos de doenças respiratórias, cresceu a demanda no número de atendimentos infantis. E, na segunda-feira, foi isso que aconteceu”.

André explicou que a Santa Casa assumiu o atendimento infantil, no último dia 30 de setembro, e herdou uma demanda represada. “O município vinha de uma média de noventa atendimentos infantis por dia. Hoje, nós estamos fazendo 140 atendimentos”.

Sobre o espaço reduzido para o acolhimento dos pais e pacientes, o diretor informou que a área definitiva do Pronto Socorro Materno Infantil já está sendo finalizado. “Quando o atendimento começou, a Santa Casa ofereceu esse espaço provisório até que a área definitiva, que fica na Unidade de Pronto Atendimento, seja finalizada. Eu acredito que até o final da próxima semana, o local definitivo já esteja concluído”.

Monteiro negou que o número de profissionais para atendimento no PS Infantil seja insuficiente. “Não houve ausência de profissional em nenhum momento. Nós temos dois pediatras de plantão permanentemente. Entendemos que esse é um momento de transição, de adequação, e que nos próximos dias tudo estará estabilizado”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?