Pinda e Guará abrem inscrições para festivais de marchinhas com versão online

Aposta é manter a tradição carnavalesca em tempos de pandemia; inscrições podem ser feitas até o final de janeiro

Parte da estrutura carnavalesca de Pinda; 2021 tem edição online de festivais (Foto: Bruna Silva)

Bruna Silva
RMVale 

Mantendo as tradições das cidades em realizar seus festivais de marchinhas, Pindamonhangaba e Guaratinguetá abriram vagas para as edições de 2021, adequadas às condições atuais, ou seja, em formato online. Em Pinda, os interessados poderão efetuar as inscrições até o próximo dia 27, enquanto em Guaratinguetá a data limite é 25 de janeiro.

Para o 14º Festival de Marchinhas Carnavalescas, Pinda espera selecionar vinte marchinhas para apresentação do evento virtual, transmitido pelo canal do Youtube da Prefeitura, entre os dias 13 e 16 de fevereiro. A premiação acontecerá no último dia de festividade. “É importante buscar uma nova forma de celebrar a cultura carnavalesca na cidade. Mesmo sendo online, o evento não perderá sua essência, objetivo e tradição de divulgar e incentivar os compositores da nossa região”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma.

Segundo os organizadores, as seleções serão feitas por pessoas indicadas pela Comissão Organizadora, com comprovação da competência na área musical e carnavalesca. A inscrição é feita exclusivamente pelo site da Prefeitura, o pindamonhangaba.sp.gov.br.

Na cidade de Frei Galvão, os carnavalescos também enfrentam a frustração do adiamento do Carnaval devido à pandemia de Covid-19. Até lá, uma das ações será o 4º Festival de Marchinhas, que está com inscrições abertas desde a última quarta-feira (6). O prazo para garantir a participação vai até o próximo dia 25.

O regulamento prevê que a divulgação dos selecionados deve ser feita no dia 29. De 5 a 7 de fevereiro, o festival terá as apresentações eliminatórias e a premiação final. Compositores de todo o país poderão se inscrever e não há limitação de número de marchinhas inscritas, podendo ainda ser individual ou em parceria. Até duas composições serão selecionadas por compositor.

Para inscrever-se é necessário preencher o formulário que está no site da Prefeitura de Guaratinguetá, o guaratinguetá.sp.gov.br ou ir até a sede da secretaria de Cultura, com RG e CPF, cinco cópias da letra totalmente cifrada, contendo título, compositor e cidade, além de apresentar a música gravada na íntegra em vídeo. Outras informações sobre regulamento e critérios podem ser conferidas nos portais oficiais das cidades.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?