Manthiqueira se prepara para Copa São Paulo sonhando com mata-mata

Com Dado Oliveira como técnico, time de Guará quer repetir sucesso de 2019; Laranja estreia na próxima terça-feira

Agora como técnico, o ex-presidente  Dado Oliveira conversa com elenco que se prepara para mais uma edição da Copinha; segunda fase é meta para 2022 (Foto: Reprodução AD Manthiqueira)

 

Leandro Oliveira
Guaratinguetá 

Tem um ditado no futebol que cita que pênalti é tão importante que devia ser cobrado pelo presidente do clube. Em Guaratinguetá, Dado de Oliveira, ex-presidente do Manthiqueira, reformulou o dito popular e deixou a presidência da equipe para ser o técnico. A edição 2022 da Copa São Paulo marcará a primeira vez que Dado comandará a Laranja à beira do gramado. A estreia na competição sub-20 está agendada para a próxima terça-feira (4), no estádio municipal Dario Rodrigues Leite.

Neste ano o Manthiqueira está no grupo 13 e divide a chave com o XV de Piracicaba, Vitória-BA e São José-RS. Na primeira rodada, o time de Guaratinguetá enfrenta o XV, às 13h. No próximo dia 7 é a vez de medir forças com o São José, também às 13h. A terceira e última partida da primeira fase será no dia 10, contra o Vitória, às 15h15. A entrada é franca, mas será obrigatória a apresentação do cartão de vacinação para assistir as partidas.

A preparação do Manthiqueira começou antes de dezembro e o elenco ajusta os últimos detalhes no Centro de Treinamento São Nicolau, na Colônia do Piagui. Nesta semana o clube lançou os uniformes oficiais para a edição 2022 da Copinha. Quem se classificar no grupo do Manthiqueira vai enfrentar o classificado no grupo 14, que tem Taubaté, Botafogo-RJ, Petrolina-PE e Aparecidense-GO.

Técnico e personagem? – Dado tem como características a liderança fora de campo, a inovação pelas ideias colocadas em prática, como a filosofia e a cartilha de jogo, além o jeito peculiar de tratar o futebol. No ano que o Manthiqueira foi campeão da Série B do Campeonato Paulista, ele pintou o cabelo de laranja, cor predominante de sua equipe. Em 2012 apostou no trabalho de Nilmara Alves como técnica e depositou confiança na treinadora até o ano passado. Nilmara foi a primeira mulher a comandar um time masculino profissional no estado de São Paulo e a segunda em todo o país. Mas desta vez o desafio de Dado são outros. Levar o time para a fase mata-mata e preparar o elenco para a disputa da Série B do Paulistão (quinta divisão, disputada por elenco sub-23).

A Copinha do ano que vem será a primeira desde 2020. Neste ano a Federação Paulista cancelou a competição devido a pandemia da Covid-19. Mesmo sem o fim do período pandêmico, mas com o avanço da vacinação, a FPF realiza uma nova edição do torneio que reúne dezenas de clubes divididos em várias sedes pelo estado de São Paulo. Guaratinguetá é uma das cidades que sedia os jogos pela quinta edição consecutiva no Dario Rodrigues Leite.

A melhor campanha do Manthiqueira foi em 2019, quando a equipe se classificou na fase de grupos ao lado de times de tradição como Juventude e Bragantino. A equipe de Guará avançou até a terceira fase, quando enfrentou o Vasco da Gama e acabou goleado por 5 a 1 em casa. Os cariocas chegaram à final da Copinha naquele ano, perdendo para o São Paulo nos pênaltis na decisão. O clube cruzmaltino tinha Tales Magno como uma das principais estrelas e contratou o jogador Tom, que defendeu o Manthiqueira no mesmo ano.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?