Laudo aponta “reação adversa” na morte de homem vacinado contra Covid em Guará

Avaliação da Saúde sobre caso destaca que ainda não há motivos para paralisação do uso da Janssen; Guará tem série de ações com reforço de planejamento contra novo coronavírus

Fabiana Cugolo
Guaratinguetá 

A morte de um homem de 36 anos, vacinado com a aplicação única da Janssen em Guaratinguetá, nesta segunda-feira (12), chamou atenção da população. A secretaria de Saúde iniciou uma avaliação do caso, nesta terça-feira (13). No final da tarde, um laudo apontou a causa do falecimento, três horas após receber o imunizante.

Durante coletiva de imprensa, na sede da secretaria, foram anunciadas novas informações sobre a vacinação contra Covid-19, como novas faixas etárias no plano de imunização, mudança de local para aplicação de segunda dose, a realização de

Vacinação contra a Covid-19 em Guará; segundo primeiro laudo, homem morre após reação alérgica a dose (Foto: Reprodução PMG)

uma nova edição do ‘Dia D’ e a redução na ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo).

Mas apesar das boas notícias, a morte do rapaz dominou o tema “novo coronavírus” durante o dia.

O homem de 36 anos recebeu a vacina da Janssen, imunizante de dose única. Segundo informações da família, o homem recebeu a vacina após o horário do almoço, na UBS Engenheiro Neiva. Por volta das 18h, se sentiu mal, e no caminho para buscar atendimento no hospital sofreu um infarto. Pela manhã, a secretaria de Saúde havia comunicado que todos os protocolos foram seguidos e enviados para análise do Instituto Adolfo Lutz.

O caso foi classificado como “possível evento adverso grave”. Ao final da tarde desta terça-feira (13), de acordo com a família, o laudo foi divulgado e consta como resultado, reação adversa da vacina, choque anafilático (reação alérgica grave que ocorre após contato com substância que se tem alergia) e bronquite alérgica.

A Prefeitura foi novamente procurada pela reportagem, mas, até o fechamento desta edição, não havia divulgado nenhum comunicado sobre o laudo.

A Saúde frisou que, apesar do caso, ainda não foram apresentados motivos para a interrupção do uso da vacina da Janssen na cidade.

Ações contra Covid-19 – Um dos locais para a segunda dose muda a partir desta quarta-feira (14), a vacinação no Ginásio de Esportes do Pedregulho está suspensa. O atendimento foi transferido para o Complexo Esportivo do Parque do Sol, ao lado do Santuário de Frei Galvão. Já os outros locais para segunda dose são as farmácias Mega Farma, localizada no Centro, e a Drogasil, no Beira Rio, onde a imunização acontece exclusivamente no sistema drive-thru. A primeira dose continua sendo aplicada nas UBS’s (Unidade Básica de Saúde) do Engenheiro Neiva e UBS Cohab, além do Espaço Multiuso.

A zona rural também passou a contar com pontos de vacinação. Com dias fixos, as terças-feiras, a imunização é realizada no bairro da Rocinha. Às quartas-feiras, o serviço é feito nas unidades de saúde dos bairros Pedrinhas e Pilões. Nestes dias, moradores das demais localidades podem receber a vacina nesses locais. O horário de funcionamento é das 9h às 13h.

Já o Dia D de vacinação está marcado para o próximo sábado (17), no Recinto de Exposições, das 8h às 16h. No local, será possível receber primeira e segunda dose contra Covid-19, nas modalidades a pé ou drive-thru, além da vacinação contra Influenza, que nesta semana passou a incluir todos os públicos. A ação contará com o reforço de 24 militares da EEAR (Escola de Especialistas de Aeronáutica).

Cronograma – A cidade iniciou a semana imunizando pessoas com 35 anos. Na terça-feira foi a vez do público de 34 anos. Nesta quarta-feira o grupo alvo são pessoas de 33 anos, e na quinta-feira (15), é a vez das pessoas com 32 anos. A Saúde reforçou que espera a chegada de um novo lote de vacinas ainda nesta semana para seguir diminuindo a faixa etária convocada.

Os números da vacinação contra Covid-19 mostram mais de 75 mil doses aplicadas na cidade, quantitativo que significa mais de 50% da população imunizada ao menos com primeira dose.

O percentual de ocupação de leitos de UTI e enfermaria foram atualizados pela responsável da pasta, Maristela Macedo. “Tivemos uma queda significativa no número de casos. Nas UTI’s, tivemos uma queda de 17% no número de internações. Isso calculamos ontem. Hoje (terça-feira), iniciamos o dia com 12 vagas, praticamente, uma UTI vazia em Guaratinguetá, pois nós temos uma com 15 e outra de 10 leitos, a de dez toda vazia”, destacou a secretária. “Registramos uma diminuição na enfermaria de 14,9%, que são os casos moderados de Covid, nos quais internamos na tentativa de conter a evolução do caso para grave”, completou.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?