Hospital Frei Galvão reduz atendimentos no PS e alega ter atingido capacidade máxima

Pronto Socorro de Guaratinguetá restringe atenção a casos de urgência e emergência; Prefeitura rebate decisão

Hospital Frei Galvão em Guaratinguetá, que reduziu atendimento no pronto socorro (Foto: Marcelo A. dos Santos)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

O Hospital Frei Galvão confirmou por meio de nota que reduziu os atendimentos no Pronto Socorro de Guaratinguetá, gerido pela unidade hospitalar. A decisão provocou surpresa aos representantes da Prefeitura, secretaria de Saúde e até em moradores que repercutiram negativamente a decisão nas redes sociais. Pela manhã, a procura por atendimentos no PS era pequena.

Segundo publicação do HFG, a medida foi tomada para que o hospital preserve os atendimentos de urgência e emergência após ter atingido o limite de atendimentos e de acomodação de pacientes. A decisão foi tomada na noite da última quarta-feira (19). “Esclarecemos que devido ao atingimento da nossa capacidade máxima de atendimento e acomodação aos pacientes, sem perspectiva imediata de melhora, adotamos medidas de contingenciamento de modo que está mantido os atendimentos de crianças (até 12 anos), gestantes e casos de urgência e emergência via remoção (trecho da nota)”.

Ainda no comunicado, o hospital fez um apelo para que os moradores com casos de menor gravidade procurem as UBS (Unidades Básicas de Saúde) mais próximas de suas residências e não prevê uma melhora do cenário atual. “Assim que possível, os atendimentos serão plenamente reestabelecidos. Pedimos que os casos de menor complexidade, procurem as unidades básicas para atendimento e pacientes com sintomas respiratórios, procurem o Hospital de Campanha”, concluiu.

Antes da decisão do Frei Galvão, a secretaria de Saúde já havia informado que os atendimentos de casos de pacientes com sintomas gripais estavam sendo concentrados nas UBS’s até às 17h e no Hospital de Campanha, ao longo das 24 horas diárias, para evitar aumento de demanda desses casos no Pronto Socorro, mas os demais atendimentos realizados no PS continuavam sendo prestados normalmente.

A Prefeitura de Guaratinguetá informou que reuniu o corpo jurídico para manter os serviços. “Todas as medidas jurídicas estão sendo tomadas e a equipe da secretaria está no Pronto Socorro garantindo o atendimento e a referência dos pacientes”.

2021 – Em março do ano passado o Hospital Frei Galvão suspendeu a atenção do pronto atendimento respiratório, destinado a pacientes atendidos por convênio ou pelo SUS (Sistema Único de Saúde) da ala da Covid-19, devido ao risco de colapso. Dias depois a Prefeitura conseguiu uma liminar judicial que determinava o retorno dos atendimentos.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?