Guaratinguetá aposta em tecnologia e reforça segurança em escolas municipais

Câmeras de 35 colégios são integradas ao sistema de monitoramento do COI; medida deve ser implementada ainda em outras seis unidades

Reunião na sede do COI, que definiu os próximos passos para o processo de integração de câmeras nas escolas (Foto: Divulgação PMG)

Da Redação
Guaratinguetá

Buscando garantir mais segurança a estudantes e professores, a Prefeitura de Guaratinguetá iniciou nesta semana o processo de integração das câmeras instaladas nas escolas municipais com o sistema de monitoramento do COI (Centro de Operações Integradas). A ação tem como objetivo propiciar mais agilidade ao deslocamento de forças de segurança em caso de tentativas de atentados em unidades de ensino.

O anúncio sobre o pontapé inicial da operação de integração foi realizado pelo prefeito Marcus Soliva (Repúblicano), na noite da última quarta-feira (7) em suas redes sociais. De acordo com o chefe do Executivo, 35 escolas municipais tiveram suas câmeras de videomonitoramento interligadas ao sistema do COI, possibilitando que a equipe da secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana acompanhe a movimentação nos locais.

Além de ressaltar a importância da ação, Soliva aproveitou a oportunidade para anunciar outra medida de prevenção implementada nos estabelecimentos municipais de ensino “Já que agora a equipe do COI tem acesso em tempo real as imagens captadas no interior das escolas, ela passa a ter condições de dar uma resposta mais rápida em caso de ocorrências. Outra ação importante foi que disponibilizamos aos funcionários dos colégios um aplicativo de celular que permite, através de um simples clique, o acionamento da Polícia Militar e o envio da localização da escola”.

As medidas de prevenção adotadas pela Prefeitura tentam evitar que a cidade registre atentados contra educadores e alunos, como os ocorridos em diversos pontos do país no início deste ano. Ao contrário de outros municípios da região, Guará já contava com câmeras instaladas em suas 41 escolas antes da onda de ataques que chocou os brasileiros.

Procurada pela reportagem do Jornal Atos, a Prefeitura de Guará, apesar de não cravar uma data, informou que em breve as seis escolas restantes terão suas câmeras integradas ao sistema de monitoramento do COI.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?