Frei Galvão amplia atendimentos médicos e vira Hospital Regional Estruturante

Convênio com o Estado torna hospital referência para Vale da Fé e Vale Histórico; novidade dá sequência a implantação do tripé da saúde

Pronto Atendimento do Hospital Frei Galvão; a unidade passa a ser o Hospital Regional Estruturante (Foto: Arquivo Atos)

Da Redação
Guaratinguetá

O Hospital Frei Galvão iniciou novos atendimentos via SUS (Sistema Único de Saúde) nesta semana, após convênio assinado com o Governo do Estado de São Paulo. A unidade passa a ser referência de média e alta complexidade para as cidades do Vale da Fé, Vale Histórico, dando sequência ao projeto que ficou conhecido como “Tripé da Saúde”, que já conta com a construção do Hospital Regional de Cruzeiro.

O anúncio foi feito em coletiva de imprensa na última terça-feira (4), um dia depois dos atendimentos terem sido iniciados. Com o início, os atendimentos serão regionalizados e os pacientes que tiverem necessidade de procedimentos cirúrgicos ou médicos chegarão ao hospital após encaminhamento pela Cross (Central de Regulação de Oferta de Serviços da Saúde).
Houve ampliação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), reforço do suporte neonatal e do suporte cirúrgico para procedimentos de média e alta complexidade. Também há leitos para internação da clínica médica. A regionalização do hospital foca pacientes SUS. Os pacientes da saúde suplementar continuarão sendo atendidos.

O objetivo é auxiliar pacientes do Vale da Fé e Vale Histórico que precisam de atendimentos e procedimentos médicos no Hospital Regional mais próximo, que fica em Taubaté (a unidade de Cruzeiro está prevista para 2024). De acordo com o Governo do Estado de São Paulo, o hospital deu início neste mês a um novo contrato para garantia da continuidade de procedimentos realizados pela unidade, com custeio mensal que será realizado pelo governo estadual.
“Já iniciamos os serviços de retaguarda em leitos de UTI, UTI neonatal, pediatria, cirurgia de alta complexidade”, comemorou o hospital, que informou ainda que possui um centro cirúrgico com seis salas e possibilidade de ampliação para dez, além de espaços e equipamentos médicos como tomografias, ressonância magnética que realiza ressonância cardíaca, centro de diagnóstico por imagem.
“Agradecemos ao Governo do Estado de São Paulo que não mediu esforços para que este sonho pudesse se tornar real. Também a Dra. Nádia Magalhães (diretora do Departamento Regional de Saúde), por ser incansável é imprescindível é determinante na efetivação do contrato (trecho da nota do hospital).

Tripé – A transformação do Hospital Frei Galvão em hospital estruturante deu sequência ao projeto anunciado em maio de 2021, pelo então governador João Doria (sem partido). Na época, o HRC (Hospital Regional de Cruzeiro) foi destacado junto a outros dois espaços para o atendimento regionalizado: as Santas Casas de Guaratinguetá e Lorena.

A primeira foi substituída pelo HFG, agora hospital estruturante. Já o segundo espaço, a Santa Casa de Lorena ainda não recebeu o projeto e o aporte para a ampliação da estrutura.

Acompanhando a construção HRC, o prefeito de Cruzeiro, Thales Gabriel Fonseca (PSD), que preside a Amvale (Associação dos Municípios do Vale do Paraíba) frisou que o hospital lorenense deve ser atendimento na sequência do Frei Galvão.
“Estive com o secretário (estadual de Obras) Marcos Penido, em São Paulo, conversando sobre a situação da nossa região e ele garantiu que todos os projetos em andamentos serão mantidos. Falei também com o secretário da Saúde do Estado, o Jean Gorinchteyn, que disse o mesmo. Acredito que, a exemplo do que aconteceu em Guaratinguetá, Lorena deve ser devidamente contemplada e teremos essa luta para fazer do hospital de Cruzeiro algo muito bem estruturado”, contou Fonseca. “Pedimos ainda que o HRC tenha um espaço para o tratamento de oncologia, além da criação de um centro de acolhimento e uma ala psiquiátrica”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?