Festa de São Benedito chega ao último dia em Aparecida

“Parte profana” fica menor no calendário, com apenas cinco dias de quermesse

Praça Dr. Benedito Meirelles, em Aparecida, que recebe a Festa de São Benedito até a próxima segunda-feira; atividades religiosas ganham força (Foto: Juliana Aguilera)
Praça Dr. Benedito Meirelles, em Aparecida que recebe a Festa de São Benedito até esta segunda-feira (Foto: Juliana Aguilera)

Juliana Aguilera
Aparecida

Iniciadas no último dia 1, as festividades de São Benedito seguem até esta segunda-feira. Neste ano, mudanças foram feitas na organização, como a redução de dez para cinco dias da “parte profana” da festa (quermesse e shows).

Segundo a secretária da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida e São Benedito, Janaina Maciel, o intuito é reforçar a parte evangelizadora da celebração.

Janaina explicou que foram feitas reuniões com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e festeiros para a decisão do cronograma. Um dos fatores decisivos foi a festa religiosa que também acontece ao mesmo tempo em Guaratinguetá. “Os barraqueiros estão em Guará e querem participar aqui e vai ficando muito tumultuado, eles ficam trazendo as coisas de lá pra cá”, afirmou.

A burocracia da vistoria dos bombeiros, alvará de funcionamento e liberação também foi um fator para que os dias da quermesse fossem menores. “A gente precisava desse tempo para que isso acontecesse de uma forma mais tranquila, já no contexto de uma festa mais evangelizadora”, reforçou. A parte litúrgica segue programação normal dos últimos anos.

Religiosos – A novena da festa foi encerrada na última sexta-feira com direito à campanha para arrecadação de alimentos não-perecíveis como fubá, arroz, macarrão e óleo. Neste sábado, será realizada a Missa dos Enfermos e Idosos, com bênção dos bonecos e crianças.

Recreação – Apesar dos rumores da proibição de venda de bebidas alcoolicas, a secretária da paróquia afirmou que haverá venda de cerveja na festa. Além dos shows, o evento conta com bingo, gincana escolar, gincana de motos e bike, leilão de gado e bonecos “João Paulino e Maria Angu”. A congada e moçambiques participam da festa nos dias 7, 8 e 9.

Segundo Janaina, o aluguel das barracas este ano está em R$ 6 mil. O barraqueiro Nilton Baeta trabalha na festa há seis anos vendendo churros, e acredita que as vendas em 2018 serão boas. “Ano passado foi bom, mas este ano vai ser melhor, vai ter menos barracas”, comemorou o festeiro, que alugou um ponto na praça por R$ 1,3 mil.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?