Em parceria com Estado, Guará entrega 28 unidades habitacionais do Vida Longa

Por meio do programa, casas são projetadas com acessibilidade para idosos em situação de vulnerabilidade social

Entrega de casas do programa Vida Longa em Guará; moradias contam com acessibilidade para idosos (Foto: Arquivo Atos)

Fabiana Cugolo
Guaratinguetá

Em mais uma parceria com o Governo de São Paulo, a Prefeitura de Guaratinguetá entregou as 28 moradias do programa Vida Longa. As construções são promovidas por meio das secretarias de Estado da Habitação, Desenvolvimento Social, a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) e prefeituras.

O convênio foi firmado em maio de 2021 e as entregas aconteceram na última quinta-feira (15). A cerimônia contou a presença do prefeito Marcus Soliva (PSC) e sua comitiva, do representante do Estado, o diretor de Atendimento Habitacional da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), Éric Romero e dos idosos contemplados com as moradias que ficam no bairro do Iapi.

Os projetos dos imóveis do Vida Longa são criados de acordo com os parâmetros de acessibilidade. Os idosos contemplados foram selecionados pela secretaria Municipal de Assistência Social, com foco na situação de vulnerabilidade social e pessoas com vínculo familiar fragilizado. Os moradores não pagam taxa de ocupação e contas de água e luz. Além das isenções, as casas contam com móveis e eletrodomésticos.

De acordo com informações da Prefeitura, as casas possuem 33m² distribuídos entre sala de estar, cozinha, banheiro, área de lazer e área de serviço, projetados com equipamentos de acessibilidade, como, barras de apoio, vasos sanitários em altura adequada, alarmes de emergência, corredores amplos e com piso antiderrapante. Além da estrutura projetada para a segurança na locomoção dos idosos, o residencial conta com áreas para socialização e lazer com churrasqueiras e academia ao ar livre, com objetivo de incentivar o convívio dos moradores.

Um dos representantes da gestão municipal no evento, o secretário de Assistência Social de Guaratinguetá, Marcos Evangelista, destacou a melhoria na qualidade de vida dos idosos selecionados. “A implantação do programa Vida Longa, aqui no nosso município, significa um avanço no segmento que nós chamamos de ‘Proteção Especial ao Idoso’. No âmbito municipal e dos nossos idosos, por que ele visa a garantia de um envelhecimento ativo, da conquista de uma longevidade com qualidade”, explicou.

A partir da cerimônia de entrega, os contemplados com as moradias já podem receber as chaves dos imóveis e se mudarem para o residencial. O conjunto habitacional do Vida Longa em Guará foi nomeado de ‘Yvette Kalil Vilela Leite’, moradora da cidade que faleceu em 2020 e se dedicava ao trabalho voluntário no município.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?