Defesa Civil intensifica trabalho preventivo na região

Órgão capacita agentes em caso enchentes e desmoronamentos; Cachoeira e Lorena preocupam

Enchente em Guaratinguetá gerou perdas a moradores em 2014; região é rastreada pela Defesa Civil para evitar novas catástrofes (Foto: Arquivo Atos)
Enchente em Guaratinguetá gerou perdas a moradores em 2014; região é rastreada pela Defesa Civil para evitar novas catástrofes (Foto: Arquivo Atos)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

Faltando menos de dois meses para a chegada do verão, a perspectiva de fortes chuvas já preocupa. A Defesa Civil intensificou a fiscalização sobre os trabalhos preventivos dos municípios da região, que buscam amenizar os riscos de alagamentos e desmoronamentos.

Após graves incidentes no ano passado, Cachoeira Paulista e Lorena são apontadas pelo órgão como as cidades que requerem maiores cuidados.

Em 15 de janeiro do ano passado, dezenas de famílias da região foram obrigadas a deixarem suas casas devido aos transtornos causados por uma forte chuva.

Em Lorena, que registrou 129 milímetros de chuva em apenas um dia, vinte famílias foram obrigadas a deixarem suas casas devido a diversos alagamentos. Os bairros mais atingidos foram Vila Brito, Vila Nunes, Vila Geny e Santa Edwiges.

Já em Cachoeira Paulista, que registrou 110 mm de chuva, mais de 120 moradores de um prédio no Jardim da Fonte ficaram desabrigados após o estacionamento ceder. Na zona rural, a Estrada da Bocaína teve queda de uma ponte, e no Embauzinho, outros pontos de alagamento foram identificados.

Para evitar que a região volte a registrar incidentes graves, o coordenador de Defesa Civil da Região de São José dos Campos, Rinaldo Monteiro, explicou as ações tomadas desde o início do ano. “Na semana passada, realizamos um treinamento de dois dias, com mais de 160 agentes de todas as cidades da região. Eles foram capacitados para agirem em qualquer situação causada pelas fortes chuvas. Estamos acompanhando de perto o trabalho dos municípios, que estão buscando da melhor maneira possível se preparem para qualquer eventualidade”.

Monteiro revelou ainda as cidades da região que requerem maior atenção. “Devido a uma situação complicadíssima no ano passado, Cachoeira Paulista e Lorena necessitavam de uma maior atenção. Mantemos contato frequentemente com essas cidades para acompanharmos as ações de prevenção, e a expectativa é que em 2017 nada de tão grave ocorra”.

Preparação – A Prefeitura de Lorena apresentou na tarde da última quarta-feira o Plano Preventivo de Combate às Enchentes, que contará com um trabalho integrado de diversas pastas. A iniciativa consiste numa rede de ações que possibilitam o atendimento da população caso hajam transtornos como enchentes e alagamentos ocasionados pelas fortes chuvas.

O prefeito Fábio Marcondes (PSDB) revelou que as atenções estão voltadas principalmente ao Rio Mandi, que corta diversos bairros da cidade, e que anualmente costuma transbordar durante o verão. “Além da elaboração do plano, realizamos diversas melhorias no sistema de galerias pluviais e ações de limpeza dos rios. Torcermos para que não ocorra nada demais neste período, mas estamos preparados para agir”, frisou o prefeito. “Este é o terceiro ano que realizamos este trabalho preventivo, que é importantíssimo para coordenarmos ações que possam atender a população caso ocorra alguma eventualidade”.

O coordenador da Defesa Civil de Cachoeira Paulista, Wendel Sabará, destacou o andamento dos trabalhos do órgão no município. “Já que os bairros Jardim da Fonte e Turma do 26 são os que mais nos preocupam, estamos distribuindo cartilhas para conscientizar os moradores sobre a importância de não jogarem lixo nos córregos da região. Além disso, a Prefeitura regularmente realiza a limpeza de bocas de lobo e córregos.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?