Comércio cresce abaixo da média em Guará e Pinda

Aceg comemora índice e espera nova alta com shoppings a partir de novembro

Comerciárias ‘descem as prateleiras’ para fidelizar vendas, em boa fase do comércio de Lorena (Foto: Francisco Assis)
Comerciárias ‘descem as prateleiras’ para fidelizar vendas, em boa fase do comércio de Lorena (Foto: Francisco Assis)

Francisco Assis
Lorena

A pesquisa Sebrae também apontou crescimento em outras duas cidades, Guaratinguetá e Pindamonhangaba. Na Terra de Frei Galvão o setor não atingiu o crescimento médio estadual e nacional, mas agradou após expectativa de baixa nas vendas.

Os dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação apontaram que o número do comércio da cidade cresceu 7,14% entre 2007 e 2015, representando hoje 47,49% do total de empresas ativas no município.

O índice em Guaratinguetá ficou abaixo do crescimento do total de empresas e abaixo do registrado no País, que obteve 10,21% e no Estado, que fechou o semestre 9,24%.

“Guará é forte no comércio. A cidade tem vários ramos que dividem o peso na economia, por isso crescemos abaixo da média, mas, nos últimos anos, somos a cidade que mais empregou no Vale do Paraíba. É uma característica diferente, que soa até estranho, mas é a verdade”, argumentou o presidente da Aceg (Associação Comercial e Industrial de Guaratinguetá), Alexandre Dias.

O levantamento mostrou que o comércio vem perdendo representatividade ao longo dos anos, em comparação com o total de empresas, passando de 58,69% para 47,49%, mas para Dias, a queda se deve a elevação nas outras áreas, o que não diminui o desenvolvimento no comércio. “O que aumentou bastante é que a área de serviços foi grande, por outro lado, a indústria caiu. Estamos abaixo da média, mas é um crescimento de destaque, esses 7,14%”.

Para a Associação, o setor deve receber novo fôlego no final do ano, com a entrega do shopping de Lorena e a entrega da reforma do shopping Buriti, ambos pré-agendados para novembro. “Quando o shopping de Guará chegou, houve temor no comércio da cidade, mas ele só melhorou Guará, porque o público que consome no shopping, é diferente. Acho que eles vão atrair mais foco para Guará e para região”.

Pinda – Com um shopping e investimento em um novo pólo industrial, a cidade também teve crescimento do comércio abaixo das médias estadual e nacional. De acordo com o estudo, Pindamonhanga registrou um crescimento de 8,44% no setor.

O comércio ficou abaixo de setores como indústria (23,87%), serviços (13,9%) e indústria (12,09%).

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?