Com foco em atendimento especializado, Guará inaugura sede do Creas

Espaço é criado para atender demanda da cidade; antiga sede dá lugar a acolhimento de pessoas em situação de rua

Prefeito Marcus Soliva e representantes da secretaria de Assistência Social, que inauguraram a nova sede do Creas (Foto: Fabiana Cugolo)

Fabiana Cugolo
Guaratinguetá

A Prefeitura de Guaratinguetá, por meio da secretaria de Assistência Social, inaugurou na última terça-feira (20) o novo Creas (Centro de Referência Especializada de Assistência Social). O espaço está localizado na rua Prudente de Moraes, no Centro.

A antiga sede, que também fica na região central, passa a receber o Centro de Abordagem Social, para atendimento exclusivo à pessoas em situação de rua. A cerimônia contou com a presença do prefeito Marcus Soliva (PSC), membros de sua comitiva, incluindo o responsável pela pasta da Assistência Social, Marcos Evangelista e a coordenadora da unidade, Marina Suzuki.

O novo local tem estrutura ampla, com salas de atendimento individual e em grupo. Os públicos recebidos no Creas são crianças e adolescentes vítimas de violência, seja, física, psicológica ou sexual, mulheres, idosos e pessoas com deficiência, incluindo acompanhamento de média e alta complexidade relacionados a questões de violação dos direitos. Além destes grupos, adolescentes em cumprimento de MSE (Medidas Socioeducativas) passarão a ter um espaço específico.

A coordenadora do Creas destacou, em entrevista ao Jornal Atos, que junto ao secretário da pasta buscou por o novo espaço, com objetivo de mais salas e acessibilidade para a população que procura o serviço. “Hoje, nós atendemos aqui com mais dignidade. Nós conseguimos manter o sigilo profissional, porque em todo atendimento precisamos manter o sigilo, por isso que é importante a gente ter uma sala individualizada”, frisou Marina.

O secretário de Assistência Social de Guaratinguetá explicou que a nova sede se fez necessária por conta do cenário da pandemia da Covid-19, assim separando o atendimento a pessoas em situação de rua dos demais serviços ofertados pelo Creas. “A pandemia trouxe uma mudança no cenário de assistência social a nível de Brasil, Estado e Município. Como o aumento de casos de violência doméstica contra crianças e adolescentes, mulheres, idosos e pessoas com deficiência. Por isso a mudança para esse espaço, por aqui conseguimos adequar a política municipal, estadual e federal de proteção especial”, ressaltou Evangelista, que frisou também o aumento na demanda de pessoas em situação de rua, em 2022, até o mês de outubro, cerca de setecentas pessoas deste grupo passaram pela cidade.

Ainda de acordo com a Assistência Social, o novo espaço é um imóvel particular que foi alocado com recursos do Estado.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?