Chuva alaga bairros de Lorena e abre cratera ao lado de prédio residencial em Guará

Cidades sofreram com tempestade do fim de semana; Defesa Civil alerta para risco de novos temporais

Cratera aberta ao lado de prédio residencial chama atenção de moradores, em Guará; impacto das chuvas (Foto: Leandro Oliveira)

Leandro Oliveira
RMVale

As chuvas que castigaram a região no último fim de semana deixaram reflexos até hoje. A previsão do tempo indica grande possibilidade de temporais para o Vale do Paraíba nos próximos dias e os municípios estão em estado de atenção. Foram registrados alagamentos em Lorena e Guaratinguetá. Em Guará, uma cratera se abriu ao lado de um prédio residencial na Vila Paraíba. A Defesa Civil monitora a área.

Em Lorena, as regiões do Parque das Rodovias, Olaria do Simão, Vila Passos, Santa Edwiges, Vila Nunes, Vila Brito e Horto Florestal foram as mais afetadas pelo forte temporal.

Segundo a Defesa Civil, a cidade registrou um volume acumulado de mais de 120 milímetros de chuva em três horas de tempestade. Famílias afetadas pelo temporal estão recebendo kits de higiene pessoal, sabonete, escova e pasta de dentes, kits de limpeza, água sanitária, rodo, vassoura e colchões.

O CSU (Centro Social Urbano) está abrigando duas famílias que precisaram deixar suas casas e são acompanhadas pela secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

Ainda segundo o setor, a ponte do Rio Mandi, que corta a Vila Nunes, foi desobstruída na manhã da segunda-feira (14). Apesar dos estragos causados pela chuva, não foram registradas ocorrências mais graves como desabamentos, deslizamento de encostas ou incidentes com vítimas graves ou fatais.

Guará – Em Guaratinguetá a chuva também castigou boa parte da cidade. Bairros como Figueira, Jardim Esperança, Parque do Sol, Coelho Neto, Campo do Galvão e Vista Alegre ficaram alagados. Para evitar esses trechos, motoristas trafegaram na contramão devido a água acumulada nas vias.

A chuva foi tão intensa e rápida que placas de veículos foram arrastadas pela correnteza e uma casa na Vista Alegre ficou parcialmente alagada.

No cruzamento da rua Ana Marcondes com a avenida Presidente Vargas uma cratera se abriu ao lado de um prédio residencial. A Defesa Civil interditou o tráfego de veículos devido ao risco de desabamento da via durante a noite de domingo e toda segunda-feira. O chefe do setor, Crysantho Ferreira Filho, informou que não há dano a estrutura do prédio, mas que o setor monitora as condições da rua Ana Marcondes devido a extensão e profundidade da cratera.

“Em novembro, havia nesse mesmo local um problema similar que atingiu uma área bem menor, que foi constatado por nós juntamente com a representação e administração daquele prédio, que o problema era proveniente do bombeamento de drenagem de águas do próprio prédio na rede de águas pluviais e houve um comprometimento. Ficou o prédio sendo responsabilizado pelos reparos”, explicou.

De acordo com a previsão do tempo do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a chuva permanece na região até o fim de semana. Entre quarta e quinta-feira estão previstas pancadas de chuva mais fortes. Em caso de emergência, o telefone da Defesa Civil é o 199.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?