Câmara de Guará quer ouvir Saeg e PM

Sessões especiais devem abordar falhas no abastecimento de água e ações para reforçar a segurança no município

Base Comunitária na praça Conselheiro Rodrigues Alves; comando da PM deve participar de sessão especial para debater segurança (Foto: Arquivo Atos)
Base Comunitária na praça Conselheiro Rodrigues Alves; PM deve participar de sessão especial para debater segurança (Foto: Arquivo Atos)

 

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

A sucessão de problemas no abastecimento de água e o aumento dos índices de criminalidade em Guaratinguetá levaram a Câmara Municipal a aprovar requerimentos que pedem audiências com a Saeg (Companhia de Água, Esgoto e Resíduos) e a Polícia Militar.

O presidente da Saeg, Renato Valentim, será questionado sobre as interrupções na distribuição, intensificadas no último mês. Já a PM deve responder sobre o início alarmante de ano, em que o município registrou nove homicídios com dez vítimas entre janeiro e março.

Desde o ano passado as reclamações sobre falhas no abastecimento de água em Guaratinguetá são constantes. A reportagem do Jornal Atos ouviu os moradores de bairros afetados pela falta d’água por duas vezes somente em 2018.

Em março, pessoas dos bairros Vila dos Comerciários, Parque Santa Clara e Parque São Francisco relataram as dificuldades enfrentadas com as falhas no abastecimento. Dois meses depois o fornecimento para parte dessa região foi novamente afetado. Outro problema relatado é a coloração da água, que teria aspecto sujo ou cor de ferrugem.

“Nós estamos passando por momentos difíceis na distribuição de água. Todos recebemos reclamações, então nada melhor do que nós chamarmos o diretor da Saeg e sua equipe para virem à uma de nossas sessões para prestar esclarecimentos”, detalhou o autor do requerimento pedindo uma sessão especial, o vereador da base do Executivo, João Pita (PSB).

Entre os principais problemas enfrentados pela Saeg está a tubulação antiga, que precisa ser trocada. Com canos novos o rompimento no fornecimento de água pode ter fim, mas a troca tem um alto custo. A Saeg já comunicou que “tem trabalhado constantemente para sanar os problemas o mais breve possível”.

Segurança – Outro requerimento aprovado na Câmara foi o que convida o comandante da Polícia Militar de Guaratinguetá, capitão Geraldo Nogueira, para discutir as necessidades do município quanto à segurança pública. “Existe um bom trabalho realizado pela PM, mas ainda temos encontrado alguns problemas quanto à homicídios, com uma certa frequência. Isso nos preocupa”, citou o presidente da Casa, Marcelo Coutinho ‘Celão’ (PSD).

Além das dez mortes, Guaratinguetá registrou 92 roubos e 211 furtos nos primeiros três meses do ano.
Respostas – A Saeg ainda não havia respondido ao convite feito pela Câmara até o fechamento desta edição. A sessão com a autarquia ainda não tem uma data marcada para ser realizada, assim como a discussão entre vereadores e Polícia Militar.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?