Cidades do Vale dão início a Campanha do Agasalho 2018

Com o tema “uma atitude que aquece nossos corações” Lorena, Pinda, Guará, Cruzeiro e Aparecida intensificam ações

Em 2017, a campanha em Lorena registrou bom número de material arrecadado em dois meses; para 2018, a cidade ampliou pontos de doações (Foto: Arquivo Atos)
Em 2017, a campanha em Lorena registrou bom número de arrecadações em dois meses; para 2018, a cidade ampliou pontos de doações assim como outros municípios (Foto: Arquivo Atos)

Jéssica Dias
Região

As cidades da região se movimentam para amenizar os problemas com o frio durante o inverno. A Campanha do Agasalho 2018 conta com ações por todo o Vale, com o tema “Uma atitude que aquece nossos corações”.

A ação é uma iniciativa do Fussesp (Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo), que conta com a parceria do Estado, empresários e a sociedade civil. O objetivo da ação solidária é ajudar as instituições filantrópicas, pessoas necessitadas ou em situação de rua.

Na região, boa parte das cidades já deu início às atividades. Em Cruzeiro são realizadas visitas pelos bairros como o Lagoa Dourada, Vila Loyelo e Expedicionários para recolher as peças doadas. O trabalho conta com apoio do Tiro de Guerra. “As doações de roupas de inverno, edredons e cobertores também podem ser entregues até o dia 2 de junho, nas lojas Casa Brasileira, Décima Quinta, O Lojão e Parada Principal, na Prefeitura, secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e no Fundo Social de Solidariedade”, contou a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Hevelyn Barbujiani Sigolo, que preside o Fundo Social de Solidariedade de Cruzeiro.

Para fomentar a campanha, a secretaria de Educação promove uma gincana nos colégios municipais com os estudantes de 6º ao 9º ano. “A escola que mais arrecadar agasalhos é premiada pelo Fundo Social de Solidariedade”, contou Hevelyn, que espera atingir pelo menos cinco mil peças úteis entre cobertores e agasalhos.

Assim como Cruzeiro, Pindamonhangaba também começou as arrecadações pelos bairros. As equipes da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Exército e Fundo Social de Solidariedade iniciaram pela região do Campo Belo e recolheram as doações casa a casa nas regiões do Crispim e Santana. A atividade continuou pelas regiões do Mombaça, Morumbi, Parque São Domingos, Campo Alegre, Santa Cecília, Cidade Nova, Feital, Ouro Verde, Parque das Nações e Alto Cardoso. Na última segunda-feira, as equipes de arrecadação passaram nas regiões da Quadra Coberta, Campos Maia e Vila Rica.

Uma das caixas de doações distribuídas em Lorena (Foto: Jéssica Dias)
Uma das caixas de doações distribuídas em Lorena (Foto: Jéssica Dias)

Além da arrecadação nas casas, a campanha do agasalho conta com caixas de coleta em locais como repartições públicas, comércio, escolas, centros comunitários e igrejas da cidade. As peças doadas devem estar em bom estado de conservação.

Segundo a Prefeitura, no ano passado foram detectadas dez mil peças inservíveis na triagem. A arrecadação da campanha de 2017 foi de 57 mil peças. “Quando a gente doa alguma coisa, temos que nos colocar no lugar de quem está recebendo”, destacou a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Claudia Domingues.

As doações serão entregues a instituições assistenciais e famílias assistidas pelos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do município. Além da Prefeitura, a campanha é realizada pela Sabesp, Exército, Hospital 10 de Julho da Unimed, Delegacia da Mulher, Diretoria Regional de Ensino, Polícia Militar, Shopping Pátio Pinda e Acip (Associação Comercial e Industrial de Pindamonhangaba).

Lorena – Com número recorde de material arrecadado em 2017, a cidade já distribuiu mais de trinta caixas de coleta em pontos estratégicos, como o Clube Comercial, Mercadão, Unisal, Unifatea, Sabesp, Graal, Pernambucanas e Eco Valle Shopping.

Em 2017 foram quase três mil lorenenses beneficiados com quase 150 cobertores entregues nos bairros Pinhal Novo, Pinhal Velho, Santa Rita e Sertão Velho, e centenas de peças de roupas no Sertão Velho.

As peças arrecadadas são entregues para as famílias cadastradas nos programas sociais como Cras 1 e 2, Creas, Bolsa Família, Renda Cidadã e Plantão Social.

A Campanha do Agasalho está percorrendo os bairros de Aparecida. A entrega dos agasalhos arrecadados está prevista para o próximo dia 30. Os interessados em doar podem procurar o Fundo Social de Solidariedade, que fica à rua Professor José Borges Ribeiro, nº 167, no Centro de Aparecida, mandar e-mail para fundosocial@aparecida.sp.gov.br ou ainda ligar para o telefone (12) 3104-4030.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?