Câmara de Guará aprova participação em consórcio de aquisição de vacinas contra Covid-19

Votação unânime formaliza presença da cidade no Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras; vacinas variam entre Oxford-Astrazeneca e Coronavac

Aplicação de vacina contra a Covid-19 em Guará; cidade oficializa participação em consórcio por doses (Foto: Reprodução PMG)

Fabiana Cugolo
Guaratinguetá

Durante sessão ordinária da última terça-feira (4), a Câmara de Guaratinguetá, aprovou por unanimidade, o projeto de Lei que autoriza a participação da cidade no Conectar (Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras). Com essa aprovação, o município se une a outras cidades para a compra de vacinas contra Covid-19, insumos, medicamentos e equipamentos para a área da saúde.

Para garantir presença no consórcio, as cidades, além de manifestar interesse, devem aprovar a participação por meio de uma lei municipal, como pede a legislação brasileira. Na iniciativa, municípios que fazem parte podem negociar com o mercado internacional, farmacêuticas e fornecedoras de insumos.

Desenvolvido em parceria com a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), o Conectar foi oficializado após decisão no STF (Supremo Tribunal Federal), em fevereiro deste ano, e na sequência pelo Congresso Nacional, que autorizou estados e municípios a adquirirem imunizantes no combate à pandemia.

Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura de Guaratinguetá, os próximos trâmites, e quais as vacinas serão adquiridas, competem a direção e representantes do consórcio. Com isso a cidade aguarda novas orientações.

A vacinação em Guaratinguetá imunizou nesta semana profissionais de saúde, educação, e idosos de 60 anos. Segundo o último balanço, publicado pela Prefeitura no dia 4 de maio, a cidade aplicou 32.924 doses dos imunizantes contra Covid-19 até o final do mês de abril. Um total de 21.692 de primeira dose e 11.232 de segunda dose. As vacinas variam entre Oxford-Astrazeneca e Coronavac. A previsão é que na segunda-feira (10), a cidade receba novos lotes de vacina.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?