Câmara cobra urgência em reforma da biblioteca de Guará

Vigilância aponta condições insalubres em prédio; cobradas por vereador, secretarias destacaram planejamento e reforma para o segundo semestre

Prédio da Biblioteca Municipal que será reformada ainda esse ano (Foto: Reprodução)
Prédio da Biblioteca Municipal que será reformada ainda esse ano (Foto: Reprodução)

Leandro Oliveira
Guaratinguetá

O prédio da Biblioteca Municipal de Guaratinguetá será reformado no segundo semestre deste ano. O imóvel necessita de obras emergenciais de manutenção, que não são feitas há pelo menos dez anos. A reforma foi confirmada pelo Executivo, mas o vereador Fabrício Dias (MDB) apresentou respostas de secretarias municipais que atestam a urgência em dar início às obras.

Segundo o que foi apresentado pelo parlamentar em sessão de Câmara, o prédio tem áreas insalubres. Dias encaminhou uma série de perguntas às secretarias de Cultura, Saúde, Meio Ambiente e Planejamento, através de requerimento, que teve respostas apresentadas na tribuna.

A Vigilância Epidemiológica, órgão da secretaria de Saúde, respondeu oficialmente que existem pontos de infiltração e umidade nas paredes e no teto do térreo, além de falta de reparos em janelas, pilastras e na saída de emergência. No pavimento superior foram constatados outros pontos de infiltração oriundos do sistema de calha e cobertura. Há ainda “manchas de bolor” e “forte odor de mofo”. “O prédio encontra-se em condições insatisfatórias de manutenção, com áreas insalubres. Verificamos ainda que no jardim existe uma árvore de grande porte morta, pondo em risco os usuários e munícipes que circulam nos arredores”, frisou a Vigilância, em resposta ao requerimento. Segundo o documento, as folhas da árvore provocam o entupimento de calhas, que pode gerar infiltrações.

Nas demais respostas, a secretaria de Planejamento confirmou que há necessidade de reformas periódicas e a secretaria de Meio Ambiente se compromete em fazer a poda e supressão da árvore localizada na entrada do prédio. A secretaria de Cultura, responsável pelo prédio, confirmou o planejamento de manutenção da biblioteca para sanar os problemas diagnosticados até o momento.

A secretária Aline Damásio afirmou que foram feitas manutenções em 2018 e começo deste ano, mas que será feita uma reforma maior ainda em 2019. “A gente identifica que tem que fazer um trabalho maior de averiguar todo o telhado para saber se não tem nada. Depois, na parte de dentro, para fazer a manutenção e pintura das paredes, dos banheiros, para deixar o ambiente mais convidativo, adequado. Essa é uma manutenção comum de prédios, de anos em anos. Pelo que temos no histórico, a biblioteca não é reformada há dez anos. Esse é o momento que ela realmente precisa de manutenção”, concluiu Aline.

Para Dias, o ideal seria adiantar a reforma devido às áreas insalubres constatadas pela Vigilância Epidemiológica. “É muito grave. É do nosso entendimento que haja uma intervenção imediata na biblioteca, para obras, que ela seja fechada para essa manutenção, pois não podemos esperar o semestre que vem para ser reformada. Confio no trabalho da secretária Aline, ela veio à Casa de Leis, e eu falei que o trabalho que estamos executando é uma contribuição para que o prédio seja atendido”, concluiu o vereador.

O prazo inicial confirmado pelo Executivo para início das obras é o segundo semestre. Não foi confirmado o valor que será investido na reforma do imóvel.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?