Acidente reacende discussão sobre estrada das Pedrinhas

Após capotamento de carro, Câmara volta a cobrar ações do Executivo na Tancredo Neves

Curva ao lado do Cemitério Parque das Oliveiras, um dos trechos mais perigosos da estrada das Pedrinhas (Foto: Carlos Pimentel)
Curva ao lado do Cemitério Parque das Oliveiras, um dos trechos mais perigosos da estrada das Pedrinhas (Foto: Carlos Pimentel)

Carlos Pimentel
Guaratinguetá

Duas pessoas morreram após sofrerem um acidente, na última semana na estrada vicinal Tancredo Neves, próximo ao Cemitério Parque das Oliveiras, em Guaratinguetá. O acidente trouxe à tona um problema antigo do local, os perigos da estrada que leva ao bairro das Pedrinhas e tem curvas perigosas, como o local do acidente, batizada como ‘Curva da Morte’.

O apelido nada carinhoso foi motivado pelo alto índice de acidentes ocasionados no local e que conta ainda com um desnível na pista.

Outro problema é a quantidade de animais que ficam soltos na estrada. Em 2013, o Ministério Público de Guaratinguetá instaurou um inquérito civil e em parceria com a Prefeitura para notificar os criadores de búfalos visando medidas para conter a fuga de seus animais. A criação de búfalos na cidade é uma pratica comum por proprietários de empresas consideradas referências no país, que exercem atividades do ramo de laticínios. Uma grande fábrica do ramo cria búfalos em consignação com um pecuarista, em uma fazenda arrendada na EEAR (Escola de Especialistas de Aeronáutica).

A Câmara já enviou uma série de requerimentos ao Executivo pedindo providências no local, que recebe grande tráfego, principalmente aos finais de semana.

O vereador Marcus Soliva (PSB) foi um dos que questionaram o poder público por meio de requerimentos, sobre as medidas adotadas para garantir a segurança dos usuários da estrada. “Questionamos principalmente sobre aquela curva, próximo ao cemitério, que já ceifou muitas vidas. Ali é muito perigoso, a curva joga o carro para fora da estrada. Algo tem que ser feito com urgência”, comentou.

Soliva indagou sobre quais medidas paliativas, emergenciais, a Prefeitura estaria tomando para conter os acidentes, uma vez que os motoristas imprimem alta velocidade no local. “Pedimos a colocação de lombadas e um reforço na sinalização com muitas placas identificando ‘curva perigosa’. Há ainda nesta referida curva um desnível, de pelo menos, 20 cm, isso é um perigo e uma obra deve ser feita para consertar o problema”.

De acordo com o vereador, a Câmara vem cobrando o Executivo há muito tempo, mas a Prefeitura ainda não atendeu os questionamentos dos parlamentares. “São pedidos da própria população e fatos que estão claros. A pista tem que ser ampliada, além de ações concretas. Se nada for feito, é iminente que ocorram novos acidentes”.
O secretário de Obras, Marcus Guimarães afirmou que a estrada vicinal Tancredo Neves vai receber melhorias nas próximas semanas, em conjunto com o Serviço Municipal de Trânsito.

2 comentários em “Acidente reacende discussão sobre estrada das Pedrinhas

  • 27 de maio de 2016 em 10:49
    Permalink

    Morei próximo a essa estrada por mais de 20anos, acredito que a falta de iluminação na estrada contribui muito para os acidentes. Alem de não ter nenhum tipo de placas de sinalização, lombadas não ha nenhum tipo de fiscalização. As autoridades tem o conhecimento que o maior numero de acidentes ocorre nos finais de semana e mesmo assim não tem lei seca, no local, não tem nenhum guarda fiscalizar para que os motoristas não excedam a velocidade.

    Resposta
  • 27 de maio de 2016 em 14:12
    Permalink

    Bom dia , só quero ressaltar que o acidente que levou as duas mulheres a óbito,sendo mãe e filha. Aconteceu na curva do jardim frança onde está sendo construído o novo residêncial. São duas curvas altamente perigosas. Digo isso pois já morei no bairro do Pingo de ouro.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *