Assaltos a ônibus intermunicipais aumentam o medo na região
Linhas entre Guará, Lorena e Piquete são os principais alvos de criminosos durante a semana
Da Redação
Guaratinguetá
As linhas de ônibus intermunicipais continuam sendo alvo de assaltos constantes na região. Maior foco é a linha entre as cidades de Guaratinguetá e Lorena. Para cobrar maior segurança no trecho, motoristas e cobradores da empresa responsável pelo trajeto voltaram a paralisar os trabalhos, mas a medida ainda não surtiu efeito.
Nesta semana, as linhas Lorena-Piquete e Guará-Lorena, foram alvos dos bandidos na segunda e na terça-feira, consecutivamente. No dia 24, a ação aconteceu na rua Joaquim Luiz Bastos, Na Vila Zélia. O local é um dos principais pontos de linhas intermunicipais, na cidade.
De acordo com um estudante Junior Bernardo, que estava no ônibus no momento da ação, por volta das 22h30 da última terça-feira, os assaltantes chegaram a ameaçar os passageiros. “A nossa reação foi ficar parado. Ele foi passando de um em um e pegando os pertences. Eram dois bandidos. O que ficou na frente, eu não sei se estava armado, mas o que estava recolhendo os pertences estava armado sim”.
Durante as duas últimas semanas, motoristas e cobradores da linha Guará-Lorena paralisaram o trabalho por duas vezes, uma pela manhã e outra pela tarde, em diferentes dias.
A estudante Evelin de Brito também estava no ônibus e afirmou que os assaltantes entraram no veículo logo após os passageiros. “Eles não estavam no ponto com a gente. Entraram logo após o ônibus chegar ao ponto e entraram como se fossem passageiros. Todo mundo já tinha passado a catraca e sentado. Aí eles entraram, um ficou no motorista e o outro pulou a catraca e veio pedindo dinheiro ou celular para o pessoal”.
Evelin afirmou ainda que um estava armado e chegava intimidando os passageiros. “Ele só falava passa o celular e dinheiro, que a carteira eu não quero, só quero o dinheiro e celular. Daí sacudiu a arma assim na cara do meu amigo e só pegou o dinheiro do meu amigo e saiu do ônibus”.
Os estudantes alegaram que devem continuar utilizando a linha apenas para ir à faculdade, mas ainda não sabem como o que devem fazer na volta.
O diretor do Sindicato dos Condutores, Ricardo Cruz, informou que uma reunião entre a empresa Pássaro Marron, responsável pela linha, e os funcionários está agendada para a próxima terça-feira, quando devem ser discutidas medidas para cessar os roubos a motoristas, cobradores e passageiros.
A empresa de ônibus Pássaro Marron informou que está colaborando com as investigações da Polícia para tentar identificar os criminosos e que está cedendo às imagens das câmeras de monitoramento.
A Polícia Militar informou que trabalha para identificar os responsáveis pelo crime.